Gestão Comercial

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não tem nenhuma formação de nível superior. Nesta modalidade o aluno fará todas as disciplinas e componente curricular (Extensão Curricular) do curso., bem como realizará as atividades junto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e as provas presenciais em um dos polos do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.

O curso tem a duração de 2 anos, sendo dividido em 04 semestres, tempo no qual o aluno deverá integralizar todas as disciplinas e componente curricular, para que possa assim obter o grau de Tecnólogo em Gestão Comercial.

Para ingressar o candidato deverá realizar o processo seletivo seguindo as orientações divulgadas no edital do respectivo processo.

Descrição do curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial – EaD, oferecido Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR está em concordância com o mercado de trabalho pois, acredita na formação do aluno que busca formação especializada. No caso do curso de Gestão Comercial, o UNAR investe no oferecimento de procedimentos e métodos de pesquisa, e direcionamento aprimorado.

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR sempre esteve preocupado em atender as demandas regionais do alunado e das empresas que desenvolvem suas atividades na região em que está inserida.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial foi proposto como uma opção de formação e qualificação profissional para atender aos desafios das rápidas transformações da sociedade e do mercado de trabalho habilitando o egresso a exercer prioritariamente sua função como profissional atuante nas transações comerciais atendendo as diversas formas de intervenção do varejo, atacado, industrial e representações de qualquer setor.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial transmite um conhecimento voltado às diversas formas de intervenção, seja no varejo, no atacado ou através de representação comercial. A Gestão Comercial é uma área especializada da Administração, associada ao eixo tecnológico de Gestão e Negócios (Catálogo Nacional de Cursos de Tecnologia) que atua nas organizações como meio para o alcance da eficiência e da eficácia das operações comerciais das empresas.

Objetivo Geral

  • Atender a demanda da comunidade formando profissionais de qualidade que atuem como gestores suprindo assim uma carência de mercado na formação especializada de profissionais para trabalharem na área comercial;
  • Contribuir para o desenvolvimento da área comercial;
  • Desenvolver competências e habilidades inerentes ao desempenho da profissão;
  • Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de uma formação profissional integrada com as necessidades do mercado;
  • Desenvolver a capacidade analítica e crítica para tomada de decisões e resolução de problemas em uma realidade diversificada e em constante transformação;
  • Enfatizar a importância das inter-relações e diversidade;
  • Transmitir ao estudante, ao longo do curso, o senso ético de responsabilidade social e direitos humanos que norteará o exercício futuro da profissão;
  • Formar profissionais para atuar de forma competente no desenvolvimento planos de comerciais nos diferentes tipos de organizações, cultivando uma atitude empreendedora e eficiente;
  • Criar para as empresas, a perspectiva de selecionar melhores profissionais, formados para atender as necessidades técnicas e gerenciais das organizações que atuam no mercado de gestão comercial.

Objetivos Específicos

  • Planejar e coordenar as atividades no âmbito da Gestão Comercial, em seus diversos níveis, empregando métodos adequados de liderança das equipes;
  • Aumentar a produtividade da empresa no contexto da qualidade dos produtos e/ou dos serviços oferecidos;
  • Supervisionar todo processo de venda utilizado pela empresa na comercialização de produtos e serviços;
  • Representar a empresa nos relacionamentos coma a organizações parceiras que fazem parte do ciclo operacional da empresa;
  • Realizar a gestão do relacionamento com o cliente, visando estreita os lanços entre a organização e o consumidor;
  • Coordenar a pesquisa de mercado, apresentando dos dados para subsidiar a toma de decisão dos gestores;
  • Desenvolver estratégias de marketing para ampliar o volume de vendas e consequentemente a produtividade da empresa;
  • Planejar o investimento a ser realizado no setor comercial da organização;
  • Desempenhar comunicação eficaz e eficiente, para o do trabalho em equipe e liderança.

Perfil Profissional

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR busca, por meio da matriz curricular proposta pelo curso de Tecnólogo em Gestão Comercial, possibilitar ao discente o desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitarão a atuação profissional do egresso em sua profissão e a articulação com as realidades do mercado.

O egresso do curso deverá ser capaz de planejar, organizar, desenvolver, criar, dirigir, implementar e controlar organizações e ações voltadas à prestação de serviços de todo porte, em todos os segmentos, com uma visão do todo, de modo integrado e relacionado com o meio externo.

O curso de Tecnólogo em Gestão Comercial visa formar profissionais capacitados para identificar e explorar oportunidades de negócio, desenvolver estratégias de empreendimento e inovação, gerenciar projetos e liderar equipes, tendo uma visão global do mercado e das tendências empreendedoras.

As competências e habilidades necessárias para o Curso de Tecnólogo em Gestão Comercial incluem:
 
  • Saber atuar profissionalmente na Gestão Comercial em suas diferentes formas de intervenção (varejo, atacado, representação etc.), entendendo das diferentes atividades relacionadas com o setor incluindo aspectos de Marketing, Recursos Humanos, Operações, Logística, Contabilidade, Custos e Finanças;
  • Saber utilizar ferramentas de gestão para gerenciar, planejar, controlar e avaliar uma empresa nos diversos segmentos;
  • Estudar, analisar, organizar e controlar operações inerentes à gestão comercial, utilizando conceitos, ferramentas e processos necessários para tal.
  • Gerenciar atividades comerciais, a partir da compreensão das tendências do setor e de mercado;
  • Realizar negociações;
  • Estruturar planejamento estratégico para a área Comercial;
  • Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em gestão comercial;
  • Utilizar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para aplicar no comércio;
  • Desenvolver ações e interpretar cenários que possam vir a afetar, direta ou indiretamente a gestão das empresas onde atua;
  • Gerar resultados para as empresas, tanto de forma qualitativa como quantitativa;
  • Identificar novas oportunidades de negócios e, também, elaborar e implementar ações inovadoras voltadas para a gestão das empresas;
  • Estimular e mobilizar positivamente as pessoas para o alcance de objetivos (eficácia) e para dispor e otimizar recursos (eficiência);
  • Estabelecer relações e conexões nos diferentes contextos vivenciados pelas empresas;
  • Agir norteado por princípios éticos e socialmente responsáveis, através de um relacionamento aberto e franco com os profissionais, clientes, fornecedores e a sociedade.
  • Trabalhar em conjunto, integrando-se às demais áreas e cooperando para o alcance dos objetivos da empresa como um todo.
  • Atuar no fluxo de informações com clientes proporcionando maior visibilidade Institucional da empresa, definindo estratégias de venda de serviço e produto, gerenciando a relação custo e preço final.

Ambiente de Atuação

O egresso poderá atuar como profissional altamente qualificado em sua respectiva área, desenvolvendo competências para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Com conhecimento teórico e prático, estará preparado para atuar em empresas, instituições públicas ou privadas, promovendo inovação, liderança e soluções eficientes.

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