CPA

Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é resultante da Medida Provisória nº. 147, de 15 de abril de 2003, transformada em Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, e tem por objetivo instituir em todas as Instituição de Ensino Superior (IES) uma ferramenta de avaliação interna da Instituição. É função da CPA cobrar as soluções propostas e informar à comunidade o andamento das mesmas. E mais:

 

  • coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição;

  • organizar relatórios do processo de avaliação interna;

  • divulgar os resultados consolidados;

  • extrair indicativos para tomada de decisão nas diversas instâncias do UNAR;

  • fazer um balanço crítico do processo de avaliação;

  • atuar como elo entre o UNAR e o MEC.

 

 A AVALIAÇÃO EXTERNA E INTERNA

 

EXTERNA: É uma etapa que complementa a autoavaliação. Enquanto a autoavaliação ou avaliação interna é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a avaliação externa está sob a responsabilidade de uma comissão de avaliadores designada pelo Ministério da Educação (MEC). A visita in loco avalia a instituição de acordo com as dez dimensões definidas no Sinaes. Para cada dimensão, são estabelecidos pesos específicos, sendo avaliadas as ações institucionais em articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A agenda de trabalho da comissão externa prevê, entre outros aspectos, realização de reuniões com dirigentes, professores, técnicos, pesquisadores e membros da CPA; visita às instalações físicas dos cursos (salas de aulas, laboratórios, biblioteca, etc.); análise de documentos institucionais (PDI, atas dos conselhos, colegiados, planos de cursos, currículo lattes dos docentes, projetos, entre outros). Outra etapa da avaliação externa é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), composto pela prova, o questionário para a coleta de impressões dos estudantes sobre a prova, o questionário do estudante e o questionário do coordenador sobre o curso. No questionário do estudante, preenchido on-line na página do Inep, são solicitadas informações referentes ao perfil socioeconômico e cultural dos concluintes, além da percepção sobre o ambiente de ensino-aprendizagem, a organização do curso, do currículo e das atividades docentes. Os resultados desse questionário, além de compor o cálculo do conceito preliminar do curso (CPC), fornecem dados que podem contribuir para renovação dos cursos e ampliar a conexão entre a formação profissional e as demandas contemporâneas. Deve-se também considerar que a base de dados produzida a partir da avalição em questão tem potencial para subsidiar ações da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e

outros segmentos da gestão universitária em importantes processos como a redefinição dos currículos, projetos de curso e desenvolvimento de novas abordagens metodológicas para a formação discente e docente.

 

INTERNA: avaliação interna das instituições, também denominada de auto-avaliação, faz parte da Avaliação Institucional. A avaliação interna caracteriza-se como um processo contínuo por meio do qual as Instituições de Educação Superior (IES) constroem conhecimento sobre a sua própria realidade com o objetivo de compreender os significados do conjunto de suas atividades educativas e alcançar maior relevância social.  A avaliação interna é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) criada por cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os aspectos avaliados pela Avaliação Interna estão descritos nas Orientações Gerais para o roteiro da Auto-avaliação, documento de orientações e sugestões do Sinaes.  Esses aspectos são divididos em três núcleos: Núcleo básico e comum, Núcleo de temas optativos e Núcleo de documentação, dados e indicadores. O núcleo básico e comum contempla as informações que obrigatoriamente devem integrar os processos de todas as IES. Já o núcleo de temas optativos contém tópicos que podem ser ou não selecionados pelas IES para avaliação. Por fim, no núcleo de documentação, dados e indicadores são apresentadas informações que podem contribuir para fundamentar e justificar as análises e interpretações. A CPA deve produzir relatório final de avaliação interna e encaminhar ao Inep.

Contato: cpa@unar.edu.br  

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