Construção de Edifícios

Descrição do curso

O Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios busca atender aos jovens da região que desejam obter formação especializada na área de Construção de Edifícios para sua inserção profissional no setor da construção civil.

Atende as demandas da construção civil do país com conhecimentos de métodos e processos construtivos para formar profissionais para atuar nas áreas gerenciais e tecnológicas.

Objetivos Gerais

O Curso tem por objetivos, preparar profissionais para atuar e operacionalizar as atividades-chave da Construção de Edifícios e formar profissionais capazes de planejar, gerenciar e executar obras de edifícios.

Objetivos Específicos

  • Capacitar profissionais para serviços técnicos e de consultoria na construção civil, subsetor edificações;

  • Propiciar estudos voltados para atuar nas atividades de planejamento e de projeto, execução e manutenção de obras para empreendimentos comerciais, residenciais e industriais;

  • Utilizar a pesquisa científica como instrumento de (re)construção do conhecimento e de transferência de tecnologia para atender às exigências contemporâneas da sociedade em geral e do mundo do trabalho no campo da construção civil com vistas à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, considerando a necessidade de potencializar o uso social das tecnologias;

  • Capacitar profissionais para o gerenciamento da produção em canteiro de obras;

  • Capacitar profissionais para gerenciar e coordenar construções de edifícios, conforme regulamentação do CONFEA;

  • Capacitar profissionais para gerenciar o seu próprio negócio.

Perfil Profissional

O perfil do Tecnólogo em Construção de Edifícios pressupõe espírito crítico, quantitativo, estratégico, criatividade e consciência em relação à sua atuação técnica, política, econômica, profissional e social.

 

Gerencia, planeja e executa obras de edifícios. Fiscaliza e acompanha o desenvolvimento de obras de edifícios. Elabora orçamento e planejamento de obras. Gerencia resíduos de obras. Projeta estruturas em concreto armado. Gerencia aspectos relacionados à segurança, otimização de recursos, respeito ao meio ambiente e manutenção de edificações. Executa desenhos técnicos. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Ambiente de Atuação

Dentre as possibilidades de exercício de suas funções, destacam-se as Construtoras. Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Escritórios de projetos (engenharia e arquitetura). Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente. Além disso, poderá atuar em seu próprio negócio, gerenciando-o e prestar serviços, como autônomo em empresas governamentais e privadas.

Venha fazer parte
da nossa História

Você está pronto(a) para
construir sua carreira?