Gestão Hospitalar

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não tem nenhuma formação de nível superior. Nesta modalidade o aluno fará todas as disciplinas e componente curricular (Extensão Curricular) do curso, bem como realizará as atividades junto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e as provas presenciais em um dos polos do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.

O curso tem a duração de dois anos e meio, sendo dividido em 04 semestres, tempo no qual o aluno deverá integralizar todas as disciplinas e componente curricular, para que possa assim obter o grau de Tecnólogo em Gestão Hospitalar.

Para ingressar o candidato deverá realizar o processo seletivo seguindo as orientações divulgadas no edital do respectivo processo.

Descrição do curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar – EaD, oferecido Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR está em concordância com o mercado de trabalho pois, acredita na formação do aluno que busca formação especializada. No caso do curso de Gestão Hospitalar, o UNAR investe no oferecimento de procedimentos e métodos de pesquisa, e direcionamento aprimorado.

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR sempre esteve preocupado em atender as demandas regionais do alunado e das empresas que desenvolvem suas atividades na região em que está inserida. Para o atendimento dessa necessidade, a IES percebe que as atividades relacionadas à área hospitalar são de extrema relevância regional em função da demanda crescente por profissionais dessa área, principalmente em um cenário pós-pandêmico, pandemia esta que, em seu auge, demandou um grande número de pessoas para o atendimento à população. Estas pessoas, agora, buscam especializar-se objetivando novos postos e evolução profissional na área. Por isso, o UNAR busca formar profissionais capazes de atuar na área de saúde, principalmente na gestão de recursos (humanos, financeiros e equipamentos) e, portanto, disponibiliza à comunidade regional os recursos necessários para a compreensão da importância da gestão em saúde.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar – EaD estruturado de modo a oferecer à sociedade gestores hospitalares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Procuramos de forma séria formar profissionais qualificados para o exercício da gestão hospitalar, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos, capaz de conhecer e intervir sobre as estratégias de gestão, monitoramento da qualidade, gestão de custos entre muitos outros, além de formação de profissionais conscientes da responsabilidade de formular e implementar estratégias que assegurem a eficiência, a eficácia e a competitividade das organizações hospitalares. Para adequar- se a essas mudanças, sua administração vem evoluindo da simples integração e do simples funcionamento de seus subsistemas operacionais para um processo mais complexo de diagnósticos e análises gerenciais. O custo crescente dos procedimentos, a incorporação contínua de tecnologia de ponta e a demanda por qualidade de serviços têm obrigado as instituições a selecionarem recursos humanos com grau de conhecimento especializado maior a cada instante, tornando necessária a formação de seus colaboradores em todo território nacional. A velocidade do desenvolvimento das inovações exige que se tenha nos quadros de pessoal responsável pela gestão de uma unidade hospitalar profissionais com formação específica.

Abaixo elencam-se os objetivos:

Objetivos Gerais

  • Gerenciar os processos de trabalho, sistemas de informação e de recursos humanos;
  • Gerenciar recursos materiais e financeiros em saúde;
  • Coordenar o planejamento estratégico das instituições de saúde;
  • Organizar fluxos de trabalho e informações;
  • Estabelecer mecanismos de controle de compras e custos;
  • Estruturar áreas de apoio e logística hospitalar;
  • Supervisionar contratos e convênios;
  • Gerenciar a qualidade dos serviços e os indicadores de desempenho na gestão de organizações de saúde;
  • Desenvolver programas de ampliação e avaliação de tecnologias em saúde;
  • Vistoriar, avaliar e elaborar pareceres técnicos em sua área de formação.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver nos alunos a capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas fazendo uma abordagem por processos baseadas nos fatos;
  • Desenvolver nos discentes, a capacidade para compreender o mundo e a sociedade, permitindo uma visão dinâmica organizacional e estimulando o trabalho em grupo com as melhores práticas do mercado;
  • Apresentar e discutir os pontos essenciais que justificam a inserção dessa área do conhecimento na estratégia corporativa de uma organização;
  • Desenvolver as competências e habilidades necessárias para atuar em situações críticas e emergenciais e permitir que o futuro profissional estabeleça prioridades para a resolução de problemas em diferentes contextos, colocando-os em situações de conflito que estimule a tomada de decisões;
  • Formar profissionais capazes de avaliar riscos e oportunidades, ou utilizar-se de instrumentos para minimizar custos e maximizar oportunidades;
  • Desenvolver autonomia no processo de construção e disseminação do conhecimento para que o discente esteja apto a resolver questões internas e externas das organizações e suas relações humanas, sociais e tecnológicas.

Perfil Profissional

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR busca, por meio da matriz curricular proposta pelo curso de Tecnólogo em Gestão Hospitalar, possibilitar ao discente o desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitarão a atuação profissional do egresso em sua profissão e a articulação com as realidades do mercado.

O egresso do curso deverá ser capaz de planejar, organizar, desenvolver, criar, dirigir, implementar e controlar organizações e ações voltadas à prestação de serviços de todo porte, em todos os segmentos, com uma visão do todo, de modo integrado e relacionado com o meio externo.

O curso de Tecnólogo em Gestão Hospitalar visa formar profissionais capacitados para identificar e explorar oportunidades de negócio, desenvolver estratégias de empreendimento e inovação, gerenciar projetos e liderar equipes, tendo uma visão global do mercado e das tendências empreendedoras.

As competências e habilidades necessárias para o Curso de Tecnólogo em Gestão Hospitalar incluem:

  • Compreender de forma crítica a realidade sociopolítica, entendendo a gestão como manifestação das exigências da sociedade.
  • Empreender ações, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas modificações.
  • Diagnosticar as potencialidades existentes de atendimento à área da saúde, principalmente para sua gestão estratégica.
  • Coordenar, auditar ou supervisionar os serviços administrativos em hospitais, clínicas, unidades de saúde de gestão pública ou privada.
  • Trabalhar soluções para otimização dos recursos humanos, materiais, patrimoniais e financeiros dessas organizações.
  • Identificar as rotinas básicas de funcionamento de cada setor que compõe a instituição, a legislação específica e o conjunto de normas que regulamentam as organizações de saúde.
  • Gerenciar pessoas, sendo capazes de tomar decisões, delegar tarefas, motivar e contratar pessoas e serviços.

Ambiente de Atuação

O egresso poderá atuar como profissional altamente qualificado em sua respectiva área, desenvolvendo competências para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Com conhecimento teórico e prático, estará preparado para atuar em empresas, instituições públicas ou privadas, promovendo inovação, liderança e soluções eficientes.

Venha fazer parte
da nossa História

Você está pronto(a) para
construir sua carreira?