Gestão da Tecnologia da Informação

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não tem nenhuma formação de nível superior. Nesta modalidade o aluno fará todas as disciplinas e componente curricular (Extensão Curricular) do curso, bem como realizará as atividades junto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e as provas presenciais em um dos polos do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.

O curso tem a duração de 2 anos, sendo dividido em 04 semestres, tempo no qual o aluno deverá integralizar todas as disciplinas e componente curricular, para que possa assim obter o grau de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.

Para ingressar o candidato deverá realizar o processo seletivo seguindo as orientações divulgadas no edital do respectivo processo.

Descrição do curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação – EaD, oferecido Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR está em concordância com o mercado de trabalho pois, acredita na formação do aluno que busca formação especializada. No caso do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, o UNAR investe no oferecimento de procedimentos e métodos de pesquisa, e direcionamento aprimorado.

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR sempre esteve preocupado em atender as demandas regionais do alunado e das empresas que desenvolvem suas atividades na região em que está inserida. Para o atendimento dessa necessidade, a IES percebe que as atividades relacionadas à área de tecnologia são de extrema relevância regional em função da demanda crescente por profissionais dessa área tanto em empresas de tecnologia da informação, quanto em empresas que necessitam da tecnologia para aprimorar/desenvolver seus negócios. Por isso, o UNAR busca formar profissionais capazes de atuar na área de tecnologia da informação, e, portanto, disponibiliza à comunidade regional os recursos necessários para a compreensão do fenômeno da tecnologia da informação e a sua eficaz aplicação nos ambientes organizacionais.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Tecnologia da Informação – EaD estruturado de modo a oferecer à sociedade um profissional especializado em coordenar e gerenciar os recursos tecnológicos de uma organização, alinhando-os com os objetivos estratégicos e as necessidades de negócio. Eles desempenham um papel fundamental na implementação e no uso efetivo da tecnologia para melhorar os processos internos, a tomada de decisões e a competitividade das empresas. Hoje, diante da globalização, é imprescindível ter dentro das organizações profissionais que sejam capazes de analisar, criar, gerenciar e coordenar os sistemas de informação.

Abaixo elencam-se os objetivos:

Objetivo Geral

  • Alinhar a estratégia de TI com os objetivos de negócio da organização.
  • Gerenciar efetivamente os recursos de TI para melhorar a eficiência e a produtividade organizacional.
  • Garantir a disponibilidade, segurança e integridade dos sistemas de TI.
  • Impulsionar a inovação e a transformação digital na organização.
  • Fornecer suporte e soluções tecnológicas adequadas para atender às necessidades dos usuários e das áreas de negócio.
  • Melhorar a comunicação e a colaboração por meio da implementação de soluções tecnológicas apropriadas.
  • Promover a melhoria contínua dos processos e práticas de TI.
  • Gerenciar riscos relacionados à segurança da informação, privacidade e conformidade regulatória.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver e implementar um plano estratégico de TI que esteja alinhado com os objetivos de negócio da organização.
  • Gerenciar projetos de TI para implementação de novos sistemas, atualização de infraestrutura ou desenvolvimento de soluções personalizadas.
  • Garantir a disponibilidade e o desempenho adequado dos sistemas de TI, minimizando o tempo de inatividade e interrupções.
  • Implementar políticas de segurança da informação para proteger os dados e os sistemas da organização contra ameaças internas e externas.
  • Estabelecer processos eficazes de suporte técnico e gerenciamento de incidentes para resolver problemas e minimizar impactos nos usuários.
  • Gerenciar o orçamento de TI, otimizando os investimentos e garantindo a utilização eficiente dos recursos disponíveis.
  • Avaliar e implementar soluções tecnológicas inovadoras que possam melhorar os processos de negócio e impulsionar a competitividade da organização.
  • Fomentar a adoção de práticas de governança de TI, como o estabelecimento de políticas, normas e procedimentos para garantir o uso adequado e seguro da tecnologia.
  • Promover a colaboração entre as equipes de TI e as áreas de negócio, buscando entender as necessidades e os desafios específicos de cada área e fornecer soluções tecnológicas adequadas.
  • Realizar avaliações periódicas do ambiente de TI, identificando áreas de melhoria, riscos potenciais e oportunidades de inovação.

Perfil Profissional

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR busca, por meio da matriz curricular proposta pelo curso de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, possibilitar ao discente o desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitarão a atuação profissional do egresso em sua profissão e a articulação com as realidades locais e regionais.

O egresso do curso deverá ser capaz de planejar, organizar, desenvolver, criar, dirigir, implementar e controlar organizações e ações voltadas à prestação de serviços de todo porte, em todos os segmentos, com uma visão do todo, de modo integrado e relacionado com o meio externo.

O curso de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação visa formar profissionais capacitados para identificar e explorar oportunidades de negócio, desenvolver estratégias de empreendimento e inovação, gerenciar projetos e liderar equipes, tendo uma visão global do mercado e das tendências empreendedoras.

As competências e habilidades necessárias para o Curso de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação incluem:

  • Conhecimento técnico em TI: O egresso deve ter um sólido conhecimento dos princípios e conceitos da Tecnologia da Informação, incluindo infraestrutura de redes, sistemas operacionais, bancos de dados, desenvolvimento de software, segurança da informação e outras áreas relevantes. Eles devem entender as tecnologias emergentes e estar atualizados com as tendências do setor.
  • Habilidades de gestão: O egresso deve ter habilidades de gestão para coordenar equipes de TI, gerenciar projetos e recursos, tomar decisões estratégicas e liderar iniciativas de tecnologia. Eles devem ter conhecimentos de planejamento, organização, coordenação, controle e comunicação eficaz.
  • Pensamento estratégico: O egresso deve ser capaz de pensar de forma estratégica e entender como a tecnologia pode ser alinhada com os objetivos de negócio de uma organização. Eles devem ser capazes de identificar oportunidades de inovação, propor soluções tecnológicas adequadas e avaliar o impacto das decisões de TI nos resultados organizacionais.
  • Competências de resolução de problemas: O egresso deve ser hábil em identificar e resolver problemas relacionados à TI. Isso inclui a capacidade de analisar situações complexas, identificar causas raiz, propor soluções eficazes e implementar medidas corretivas.
  • Habilidades de comunicação: O egresso deve ter excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita. Eles devem ser capazes de se comunicar claramente com pessoas em todos os níveis da organização, explicar conceitos técnicos de forma compreensível e estabelecer uma comunicação eficaz entre a equipe de TI e as áreas de negócio.
  • Orientação para resultados: O egresso deve ter uma mentalidade orientada para resultados e ser capaz de estabelecer metas claras, priorizar tarefas, cumprir prazos e entregar projetos com sucesso. Eles devem ser capazes de lidar com desafios e pressões, mantendo o foco na eficiência e na qualidade.
  • Pensamento analítico: O egresso deve ter habilidades analíticas sólidas para coletar, organizar e analisar dados relacionados à TI. Eles devem ser capazes de interpretar informações, identificar padrões, extrair insights relevantes e tomar decisões embasadas em dados.
  • Ética profissional: O egresso deve agir com integridade e ética profissional em todas as suas atividades relacionadas à TI. Eles devem entender as questões de privacidade, segurança da informação e conformidade regulatória, e seguir as melhores práticas e normas éticas do setor.

Ambiente de Atuação

O egresso poderá atuar como profissional altamente qualificado em sua respectiva área, desenvolvendo competências para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Com conhecimento teórico e prático, estará preparado para atuar em empresas, instituições públicas ou privadas, promovendo inovação, liderança e soluções eficientes.

Venha fazer parte
da nossa História

Você está pronto(a) para
construir sua carreira?