Banco de Dados

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não tem nenhuma formação de nível superior. Nesta modalidade o aluno fará todas as disciplinas e componente curricular (Extensão Curricular) do curso, bem como realizará as atividades junto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e as provas presenciais em um dos polos do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.

O curso tem a duração de 2 anos, sendo dividido em 04 semestres, tempo no qual o aluno deverá integralizar todas as disciplinas e componente curricular, para que possa assim obter o grau de Tecnólogo em Banco de Dados.

Para ingressar o candidato deverá realizar o processo seletivo seguindo as orientações divulgadas no edital do respectivo processo.

Descrição do curso

O Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados – EaD, oferecido Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR está em concordância com o mercado de trabalho pois, acredita na formação do aluno que busca formação especializada. No caso do curso de Banco de Dados, o UNAR investe no oferecimento de procedimentos e métodos de pesquisa, e direcionamento aprimorado.

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR sempre esteve preocupado em atender as demandas regionais do alunado e das empresas que desenvolvem suas atividades na região em que está inserida. Para o atendimento dessa necessidade, a IES percebe que as atividades relacionadas à área de tecnologia são de extrema relevância regional em função da demanda crescente por profissionais dessa área tanto em empresas de tecnologia da informação, quanto em empresas que necessitam da tecnologia para aprimorar/desenvolver seus negócios. Por isso, o UNAR busca formar profissionais capazes de atuar na área de tecnologia da informação, e, portanto, disponibiliza à comunidade regional os recursos necessários para a compreensão do fenômeno da tecnologia da informação e a sua eficaz aplicação nos ambientes organizacionais.

Abaixo elencam-se os objetivos:

Objetivos Gerais

  • Compreender os princípios e as práticas relacionadas à gestão e manipulação de dados;
  • Utilizar tecnologias e ferramentas específicas para garantir a integridade, a segurança e a disponibilidade dos dados em um ambiente organizacional.

Objetivos Específicos

  • Projetar e implementar estruturas de bancos de dados eficientes, considerando requisitos de desempenho, segurança e escalabilidade.
  • Gerenciar e otimizar o desempenho de bancos de dados, incluindo tarefas como monitoramento, ajuste, backup, recuperação de dados e garantia da integridade e da segurança dos mesmos.
  • Dominar a linguagem de consulta adequada ao banco de dados utilizado (como SQL) e ser capaz de criar consultas complexas para extrair informações relevantes dos dados. Também envolve a criação de relatórios e a visualização dos dados de maneira eficiente.
  • Conectar bancos de dados a sistemas e aplicativos para garantir a integração e a interoperabilidade dos dados. Isso pode incluir a configuração de APIs, integração com serviços web e a definição de fluxos de dados entre diferentes sistemas.
  • Implementar medidas de segurança adequadas para proteger os dados contra acesso não autorizado, bem como criar estratégias de backup e recuperação de dados em caso de falhas ou desastres.
  • Utilizar ferramentas de análise de dados para identificar padrões, tendências e insights relevantes. Também inclui a criação de visualizações eficazes para comunicar os resultados da análise de dados.
  • Manter-se atualizado sobre as novas tecnologias, tendências e melhores práticas relacionadas a bancos de dados, como computação em nuvem, Big Data, segurança cibernética, inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Perfil Profissional

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR busca, por meio da matriz curricular proposta pelo curso de Tecnólogo em Banco de Dados, possibilitar ao discente o desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitarão a atuação profissional do egresso em sua profissão e a articulação com as realidades do mercado.

O egresso do curso deverá ser capaz de planejar, organizar, desenvolver, criar, dirigir, implementar e controlar organizações e ações voltadas à prestação de serviços de todo porte, em todos os segmentos, com uma visão do todo, de modo integrado e relacionado com o meio externo.

Portanto, ao se formar espera-se que o aluno tenha desenvolvido as seguintes competências e habilidades:

O curso de Tecnólogo em Banco de Dados exige uma série de competências e habilidades dos estudantes. Algumas das principais são:
 
  • Conhecimento em modelagem de dados: Capacidade de projetar, implementar e manter estruturas de bancos de dados utilizando técnicas de modelagem relacional, normalização e outros modelos de dados, garantindo eficiência e integridade dos dados.
  • Habilidades em linguagens de consulta: Domínio das linguagens de consulta, como SQL (Structured Query Language), para extrair, manipular e gerenciar dados em bancos de dados relacionais.
  • Administração de bancos de dados: Capacidade de gerenciar e administrar bancos de dados, incluindo tarefas como monitoramento de desempenho, ajuste de configurações, backup e recuperação de dados, além de garantir a segurança dos dados armazenados.
  • Integração de sistemas: Capacidade de integrar bancos de dados com sistemas e aplicativos, facilitando a troca de informações e garantindo a interoperabilidade entre diferentes plataformas.
  • Segurança da informação: Conhecimento sobre as práticas e técnicas de segurança da informação para proteger os dados contra ameaças cibernéticas, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados.
  • Análise de dados: Habilidade para realizar análise de dados, identificando padrões, tendências e informações relevantes para apoiar a tomada de decisões estratégicas.
  • Visualização de dados: Capacidade de criar visualizações e relatórios eficazes para comunicar insights a partir dos dados analisados.
  • Conhecimentos em tecnologias emergentes: Estar atualizado sobre as novas tendências tecnológicas, como Big Data, computação em nuvem, aprendizado de máquina (machine learning) e inteligência artificial, e como elas podem ser aplicadas em projetos de bancos de dados.
  • Comunicação e trabalho em equipe: Boas habilidades de comunicação para trabalhar de forma colaborativa em projetos que envolvem equipes multidisciplinares.
  • Ética profissional: Agir de acordo com os princípios éticos e legais relacionados à privacidade, segurança e manipulação de dados pessoais e sensíveis.

Ambiente de Atuação

O egresso poderá atuar como profissional altamente qualificado em sua respectiva área, desenvolvendo competências para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Com conhecimento teórico e prático, estará preparado para atuar em empresas, instituições públicas ou privadas, promovendo inovação, liderança e soluções eficientes.

Venha fazer parte
da nossa História

Você está pronto(a) para
construir sua carreira?