Design Thinking: Novos Insights Na Inovação Em Alimentos
Descrição do curso
PROFESSORES RESPONSÁVEIS
PROFA. DRA. NATALY MARIA VIVA DE TOLEDO
- Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela ESALQ-USP com período na Universidad de Murcia (Espanha)
- Especialista em Gestão de Projetos pela ESALQ-USP
- Cientista de Alimentos
- Docente do UNAR
PROFA. DRA. PAULA PORRELLI MOREIRA DA SILVA
- Pós-doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela ESALQ-USP
- Especialista em Gestão de Projetos pela ESALQ-USP
- Engenheira Agrônoma
- Docente da ESALQ-USP
Objetivos
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e ávidos por novidades no ramo alimentício. Nesse sentido, inovar não é mais um luxo, e sim uma necessidade para os profissionais da área. Abordagens que facilitem o processo de inovação têm ganhado mais espaço nos últimos anos, como é o caso da metodologia Design Thinking (DT). Essa traz uma nova forma de pensar, visando à resolução de problemas complexos em que o usuário é colocado no centro das atenções. Desta maneira, nesse curso será abordado como a metodologia DT pode ser empregada na inovação e desenvolvimento de produtos disruptivos, ou seja, produtos surpreendentes e até então inimagináveis. Para tal, a metodologia será abordada frente as suas principais etapas: empatia, definição, ideação e prototipagem. Serão ofertadas aulas ao vivo (via ensino remoto), em que os participantes poderão interagir entre si e com os facilitadores, por meio de atividades práticas para o entendimento de cada uma das etapas. Ao final do curso, espera-se que o participante tenha adquirido conhecimentos básicos referentes ao uso da metodologia e possa empregá-la em seu cotidiano.
Público-alvo
Estudantes (graduação) e profissionais da área de alimentos e afins (Nutrição, Gastronomia, Agronomia, Ciências dos Alimentos, Engenharia de Alimentos e Tecnologia de Alimentos).
Estrutura do curso
– O Curso contará com carga horária de 16 horas.
– O curso será ministrado por via remota, com aulas ao vivo. Você poderá assistir onde quiser, precisando apenas de uma conexão de internet, um aparelho celular ou computador.
– O curso será ministrado por via remota, com aulas ao vivo. Você poderá assistir onde quiser, precisando apenas de uma conexão de internet, um aparelho celular ou computador.
Duração do curso
– Período: 12/06/2021 até 03/07/2021
– Aulas (teóricas e práticas) aos sábados das 08h00 às 12h00
*necessário apresentar comprovante de matrícula válido.
– Aulas (teóricas e práticas) aos sábados das 08h00 às 12h00
*necessário apresentar comprovante de matrícula válido.
Investimento
– Estudantes Graduação: 2 x R$ 250,00 (R$500.00 à vista)
– Estudantes Pós Graduação e Profissionais: 2 x de R$ 300,0 (R$600.00 à vista)
– Estudantes Pós Graduação e Profissionais: 2 x de R$ 300,0 (R$600.00 à vista)
Número de vagas
30 vagas
Avisos importantes
1 – Fica reservado a UNAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;
2 – Somente a efetivação da inscrição não garante a sua vaga no curso, sendo necessário realizar o pagamento da mesma.
3- Após efetivação do pagamento, a organização do curso entrará em contato para envio de maiores informações
2 – Somente a efetivação da inscrição não garante a sua vaga no curso, sendo necessário realizar o pagamento da mesma.
3- Após efetivação do pagamento, a organização do curso entrará em contato para envio de maiores informações
Abordagens Principais
- Introdução à Inovação e metodologia Design Thinking (DT).
- Conceito de Duplo Diamante.
- Valores do DT: empatia, colaboração e experimentação.
- 1° etapa do DT: Descoberta – empatia – divergência do pensamento.
- 2° etapa do DT: Definição – convergência do pensamento – Personas.
- 3° etapa do DT: Desenvolvimento – divergência do pensamento – Ideação.
- 4° etapa do DT: Entrega – convergência do pensamento – prototipagem e testes.
- Tendências e inovações no mercado de alimentos.
- Estudos de caso em DT.
- Desenvolvimento e apresentação de projeto empregando-se DT.