Serviço Social: Visão crítica e atuação

O curso de Serviço Social abrange conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos que fundamentam a busca por direitos sociais e políticas sociais.

O assistente social é o profissional responsável pelo planejamento e execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e integração dos indivíduos na sociedade. Esse trabalho é realizado por meio da gestão e aplicação dos serviços, programas e projetos junto a empresas, entidades, organizações populares e administração pública, no que tange a garantia e ampliação dos direitos sociais.

Também é o profissional responsável por se relacionar com os níveis federal, estadual e municipal, na busca por políticas sociais de habitação, educação, justiça, segurança e meio ambiente.

Atuação

O assistente social é o profissional responsável pelo planejamento, implantação e execução de políticas públicas que visem o bem-estar social dos indivíduos.

Com o crescente reconhecimento da importância dos direitos humanos e da necessidade de intervenção em diversos problemas sociais, como exploração, pobreza e discriminação, a profissão tem demanda crescente no país, em diferentes campos de atuação, como organizações públicas, empresas privadas, fábricas, ONG’s, entidades filantrópicas, organizações sociais e fundações privadas.

Assistentes sociais encontram campos de trabalho em unidades de saúde, estabelecimentos escolares, abrigos, presídios, centros de convivência e referência, universidades, clubes, na administração pública, nos serviços de proteção jurídica, nos conselhos tutelares, entre outros.

Assim como os campos de trabalho, a atuação desses profissionais também é bem abrangente, podendo atuar na elaboração, implementação, execução e avaliação de políticas sociais, realização de estudos socioeconômicos para fins de benefícios e serviços sociais, realização de vistorias, perícias, laudos e pareceres técnicos sobre o Serviço Social, direção e coordenação de Unidades de Ensino e cursos de Serviço Social, além de assumir disciplinas e funções do magistério na área e na direção e coordenação de associações, centros e núcleos de pesquisa em Assistência Social, dentre outros.

O curso

Com duração média de quatro anos, todo conteúdo do curso é voltado para que o aluno compreenda e analise diferentes realidades sociais, entendendo suas demandas e necessidades, numa perspectiva que englobe conhecimentos históricos e críticos, com disciplinas como sociologia, economia, teoria política e filosofia. Além disso, o curso também engloba trabalho de campo em comunidades, espaços institucionais e sociais, que desenvolvam uma consciência da realidade nos alunos e a capacidade de atuar em diferentes espaços e situações.

Serviço Social Unar

O curso de Serviço Social Unar tem como principal objetivo formar profissionais preparados para atuar no combate às desigualdades, por meio da análise, acompanhamento e definição de soluções para melhorar as condições de vida dos indivíduos.

Durante o curso, os alunos adquirem embasamento teórico e prático para questionar e debater os diferentes aspectos da sociedade, com visão crítica, ética e senso de responsabilidade.

Os egressos do nosso curso saem preparados para elaborar, pesquisar, planejar e gerenciar programas e projetos sociais relacionados à busca por uma sociedade mais igualitária e justa, para todos os indivíduos.