Medicina Veterinária Unar: conhecimento e prática

A Medicina Veterinária é a ciência responsável pelo estudo, prevenção e tratamento das doenças dos animais, desde os de pequeno porte, até grandes animais silvestres.

O médico veterinário é um profissional generalista, capaz de prevenir, identificar, tratar e promover a saúde dos animais.

Quando se pensa nessa profissão, a primeira ideia é que este profissional é responsável por cuidar de bichinhos, certo? Apesar disso, é importante ressaltar que a carreira, na verdade, é muito ampla e pode abranger diversas áreas, como preservação da saúde pública, monitoramento das etapas de produção dos bens de origem animal, com fiscalização da qualidade e status sanitário de produção e controle de zoonoses.

O curso de Medicina Veterinária Unar tem como principal objetivo formar profissionais capacitados e preparados para todas as áreas de atuação, seja em clínicas veterinárias, fazendas, indústrias de alimentos de origem animal, centro de controle de zoonoses, órgãos fiscalizadores, zoológicos, institutos de pesquisa ou universidades, por meio de formação generalista e complexa.

Atuação

Como dito anteriormente, são inúmeras as possibilidades de atuação para os profissionais formados em Medicina Veterinária. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) são mais de 80 áreas em que o profissional pode atuar, como clínicas, estabelecimentos especializados em itens para animais e no setor agropecuário. Os profissionais que desejam atuar na área clínica podem trabalhar em clínicas veterinárias particulares ou como autônomos, atendendo animais de companhia, animais de grande porte ou, ainda, animais silvestres.

Além disso, as áreas de atuação também incluem saneamento, sustentabilidade ambiental, como inspetor em indústrias de bens de origem animal e de fabricação de medicamentos, produtos veterinários, além também poder optar pela carreira acadêmica.

Veterinária clínica e cirúrgica

A área de atuação mais famosa e seguida dentro do ramo. Nela, o profissional é responsável por atendimentos clínicos de animais, realizando diagnóstico de doenças, tratamentos, procedimentos cirúrgicos e aplicando medidas preventivas relacionadas à saúde animal.

Produção animal e agronegócio

Este profissional também está apto a trabalhar em fazendas de criação e participar diretamente da produção de alimentos de origem animal, assessorando a qualidade dos produtos. Além disso, também pode atuar com técnicas de inseminação artificial e no melhoramento genético de rebanhos e plantéis.

Nesses locais, o médico veterinário também pode ser responsável pelas práticas de manejo animal, cuidando da saúde dos rebanhos, realizando vacinação, vacinação e tratamentos de doenças.

Vigilância, inspeção sanitária e controle de zoonoses

Indispensável para a manutenção da saúde pública, o veterinário fiscaliza indústrias que produzem alimentos de origem animal, como também as que produzem alimentos para os animais.

Além disso, esse profissional também atua no controle de zoonoses, as doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos, tais como a gripe suína e a febre aftosa, entre outras — sempre em benefício da sociedade.

Outras possibilidades

Esses profissionais também podem encontrar diversos outros campos de atuação, como veterinária esportiva, pesquisa e desenvolvimento, perícia na medicina veterinária e também na conservação de espécies, entre outros.

Remuneração

Segundo a Lei nº. 4.950-A/1996, esses profissionais devem receber, ao menos, seis salários mínimos em uma jornada de trabalho de seis horas diárias. Para quem atua em jornadas de oito horas, o honorário sobe para 8,5 salários mínimos.

O curso

É um curso generalista, que engloba conteúdos teóricos e práticos relacionados às ciências biológicas e da saúde, ciências humanas e sociais, ecologia, economia, ciências da medicina veterinária, zootecnia e produção animal, inspeção e tecnologia de produtos, clínica veterinária, medicina preventiva e saúde pública.

Em média, a graduação dura 10 semestres (5 anos) e, normalmente, o último semestre é reservado para que os alunos possam fazer o estágio obrigatório, onde os alunos colocam em prática tudo que aprenderam nas aulas.

Os cursos intercalam aulas em sala com laboratórios e campo. Além das aulas teóricas, o aluno tem disciplinas práticas, em que aprende as técnicas cirúrgicas, métodos de cuidado clínico e de reabilitação de animais de pequeno, médio e grande porte.

Medicina Veterinária Unar

O curso de Medicina Veterinária Unar tem duração de 4.000 horas/aula e proporciona formação sólida e completa para que os alunos estejam seguros e preparados para exercer atividades em todas as possíveis áreas de atuação.

Além da formação básica, que proporcionará ao aluno conhecimento geral sobre saúde e biologia, o curso também conta com ampla formação profissional, com disciplinas destinadas a preparar o profissional para atuação técnica nos campos de conhecimento da reprodução animal, clínica veterinária, medicina veterinária preventiva e inspeção de produtos.

Av. Ernani Lacerda de Oliveira, 100 | Pq. Sta. Cândida | 13603-112 | Araras/SP