• UNAR

Home office: confira dicas para manter o foco em casa

A pandemia de coronavírus trouxe muitas mudanças a nossa rotina. Entre elas, a necessidade do distanciamento social, que tem como objetivo desacelerar a dissipação do vírus causador da covid-19.

Por isso, muitas empresas adotaram o trabalho por home office, que garante maior segurança à saúde dos trabalhadores.

Apesar disso, é importante ressaltar que nesta modalidade de trabalho nem tudo são flores, já que manter o foco pode ser muito mais difícil no ambiente mais propício pra descansar que existe: nossa própria casa.

Uma coisa é certa: o home office exige disciplina e planejamento, para que o conforto não seja o pior inimigo desse período.


Confira algumas dicas para manter o foco:


Prepare-se para o trabalho

Acredite: nosso cérebro também precisa de ajuda para entender a nova rotina. Por isso, é essencial que você mostre a ele que durante as próximas horas estará trabalhando, apesar de estar em casa. Esta preparação consiste em você se arrumar como faz geralmente para ir trabalhar. Nada de ficar de pijama, hein?



Crie uma rotina

Você pode começar a hora que quiser. É fato. Ainda assim, não é porque pode, que deve. Estabelecer uma rotina com horários fixos é importante para separar seu tempo profissional do pessoal.


Organize um espaço de trabalho

Ter um local fixo e organizado para trabalhar pode ajudar a manter a concentração, ajudando a maximizar a eficácia do seu tempo.


Estabeleça limites com os outros

Essa pode ser uma das maiores dificuldades de quem precisa separar o tempo profissional do pessoal. Por isso, é importante que as pessoas que dividem a casa com você entendam qual período do seu dia será dedicado ao trabalho. Para isso, estabelecer metas também pode ser importante.

Se você definir que trabalhará todos os dias em determinado horário será mais fácil das pessoas entenderem que naquele período você não está disponível.


Crie um cronograma

Definir um roteiro com uma lista de tarefas, por exemplo, garante que você não esquecerá nada importante.


Pausas e alimentação

Não é porque você está em casa que não precisa de intervalos. Organize seu tempo para que possa se alimentar e descansar em determinados períodos. Esse “respiros” também vão garantir uma maior produtividade no trabalho.

Expectativas realistas

É importante entender quais são os obstáculos para sua produtividade e então estabelecer quais deles você não vai fazer durante o tempo trabalho. Lembre-se que todos somos diferentes e procure formas de se manter motivado.

Mantenha-se conectado

O isolamento prolongado pode ser um grande inimigo da motivação. Por isso, mantenha contato com seus colegas de trabalho. Lembre-se: você é parte de uma engrenagem que funciona melhor quando todas as peças estão em sintonia.

Além disso, a interação também pode te ajudar a obter ou fornecer orientações, tirar dúvidas e acompanhar tarefas.

Mudanças nunca são fáceis, ainda mais quando interferem em nossa rotina de maneira tão drástica. Ainda assim, se você puder olhar para este momento como mais uma oportunidade de se superar e aprender, terá bons resultados.


0 visualização

Fale Conosco

Matrículas e Informações 0800 722 80 30 

Av. Ernani Lacerda de Oliveira, 100 | Pq. Sta. Cândida | 13603-112 | Araras/SP