• UNAR

Gastronomia Unar: Técnica e Gestão


Que cozinhar é uma arte não tem discussão. Combinar porções de alimentos a pitadas de temperos e técnicas variadas é a receita para a arte que tem ganhado cada vez mais destaque no mercado de trabalho e também na sociedade de maneira geral.

Com a valorização da profissão de Chef de Cozinha, os cursos da área de gastronomia também ganham destaque, já que além de toda paixão que envolve cozinhar, o mercado é próspero e está de portas abertas para novos profissionais.

O curso tecnológico em Gastronomia Unar prepara o aluno para o trabalho na área gastronômica, com amplo ensinamento técnico e profissional, adquirido em aulas teóricas e práticas totalmente dinâmicas, formando profissionais preparados para resolver problemas do dia a dia de uma cozinha e/ou administrar com competência uma empresa do serviço de alimentação, mas também, um chef que conhece técnicas e habilidades de cozinhas nacionais e internacionais e aprende a desenvolver a criatividade a seu favor.

O profissional sai graduado e pronto para ingressar no mercado de trabalho, com aulas práticas em laboratórios de ponta e vivencia efetiva no dia a dia de uma cozinha profissional, o que faz toda diferença na experiência e conhecimento desse profissional.

Atuação

O profissional da área da gastronomia atua em diversos segmentos dos setores de alimentos e bebidas, não somente na cozinha em si, mas também desenvolvendo e criando pratos e produtos, planejando cardápios, gerindo um estabelecimento, prestando consultoria ou até mesmo como educador. Além de acompanhar o dia a dia da cozinha, esse profissional também está apto a negociar com fornecedores e elaborar estratégias de marketing.

Chef de cozinha

Os Chefs são responsáveis pela cozinha dos estabelecimentos e comandam todo processo de preparação dos alimentos. Além disso, coordenam a equipe de cozinheiros e criam os pratos mais importantes do cardápio. Ao preparar suas receitas, um chef, que também é um cozinheiro, aplica técnicas e conhecimentos de insumos com o objetivo de extrair o melhor dos ingredientes. É uma verdadeira arte. Além, disso, esse profissional também pode se especializar em diversos tipos de cozinhas, como panificação, confeitaria, garde manger ou cozinhas especificas de uma determinada cultura, por exemplo.

Gestor de estabelecimentos culinários

Esse profissional é responsável pelo empreendedorismo, gestão pessoal e financeira de um restaurante, bar ou qualquer outro estabelecimento que possua trabalho culinário. É por isso que o curso de Gastronomia também é extremamente vantajoso inclusive para quem deseja abrir o próprio negócio, já que além de desenvolver técnicas e conhecimentos relacionados ao preparo dos alimentos, esses profissionais também desenvolvem habilidades de gestão.

Encarregado da segurança alimentar

O profissional da área da Gastronomia também pode ser responsáveis pela qualidade e fiscalização da data de validade dos alimentos que entram, saem e são estocados no estabelecimento, já que ele também tem conhecimento técnica para verificar junto aos fornecedores quais as melhores matérias-primas.

Mercado de Trabalho

Com clientes cada vez mais exigentes, que não querem apenas comer, mas querem apreciar uma boa comida, o mercado de Gastronomia cresce a cada ano. Por isso, os restaurantes procuram contratar mais chefs e profissionais cada vez mais capacitados para atender as exigências.

Mesmo em tempo de crise, se tem algo que dificilmente o brasileiro abre mão é dos prazeres que a comida pode proporcionar.

Além disso, o profissional da Gastronomia também pode atuar como autônomo, proprietário do próprio negócio, gestor e em empresas de consultoria, com os conhecimentos diversificados que a formação na área garante - o que também proporciona uma melhor ascensão no mercado de trabalho.

Para quem quer empreender, a boa notícia é que essa é uma das melhores áreas possíveis. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor de bares e restaurantes tem apresentado uma expansão de 10% ao ano.

Faculdade de Gastronomia

Embora não seja obrigatório ter nível superior para ser cozinheiro de um restaurante, ter um diploma faz toda diferença para trilhar uma carreira na Gastronomia. Além de aprender técnicas que somente um curso pode oferecer, o que serve pra aprimorar o talento, há chances de alcançar posições mais altas dentro de empresas, já que com a ascensão da profissão, o mercado de trabalho também exige profissionais cada vez mais qualificados e com diferenciais que só um curso na área pode oferecer.

Além disso, a faculdade também é uma ótima escolha para quem deseja empreender, com conhecimentos em gestão de negócios e pessoas, empreendedorismo, estratégias de marketing e segurança alimentar. É importante estar preparado para todos os desafios de ingressar neste mercado.

Gastronomia Unar

O tecnólogo em Gastronomia Unar tem dois anos e meio de duração e é oferecido nos períodos matutino e noturno.

O principal objetivo do curso é preparar o aluno para atuar na área gastronômica, com todo conhecimento técnico e profissional que esse mercado exige. Por isso, a Gastronomia Unar é composta por aulas práticas em laboratórios de ponta, totalmente estruturados para o estudo de áreas específicas, como cozinhas nacionais e internacionais, cozinha de criação, cozinha industrial e hospitalar, gastronomia molecular, além de conhecimentos teóricos avançados em produção de alimentos, segurança alimentar, gestão de negócios, organização de eventos e marketing.

O profissional de Gastronomia Unar concebe, planeja, gerencia e operacionaliza produções gastronômicas nas inúmeras vertentes do serviço de alimentação. Desenvolve novas preparações e valoriza a ciência dos ingredientes. Diferencia e coordena técnicas profissionais. Planeja, controla e avalia custos. Coordena e gerencia pessoas com seu conhecimento específico de gestão. Valida a segurança alimentar. Planeja, elabora e organiza projetos de fluxo e montagem de cozinha. Articula e coordena empreendimentos e negócios gastronômicos. Identifica novas perspectivas do mercado alimentício. É um profissional completo e totalmente preparado para os desafios de uma área que exige muito comprometimento, disciplina e habilidade técnica.

23 visualizações

Fale Conosco

Matrículas e Informações 0800 722 80 30 

Av. Ernani Lacerda de Oliveira, 100 | Pq. Sta. Cândida | 13603-112 | Araras/SP