Engenharia Agronômica Unar: Eficiência e sustentabilidade

O curso de Engenharia Agronômica tem como principal objetivo a formação de profissionais capacitados a atuar no mercado do agronegócio, em todas as etapas do processo produtivo, tanto nas lavouras, quanto na pecuária, com foco na eficiência e qualidade.

Este profissional visa à aplicação de técnicas que melhorem a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas, tanto no processo de planejamento, orientação e execução dos trabalhos, quanto na liberação de produtos de acordo com normas sanitárias, para comercialização e consumo, combinando conhecimentos de biologia, química e física, aos estudos específicos sobre solo, clima, culturas e rebanhos.

O curso de Engenharia Agronômica Unar forma profissionais com ampla capacitação técnico-científica, visão empreendedora e ética dos múltiplos aspectos da sustentabilidade social, econômica, cultural e ambiental, relacionados ao bom desempenho da profissão.

Atuação

O engenheiro agrônomo possui ampla área de atuação, podendo trabalhar diretamente no campo, como empreendedor rural ou como prestador de serviços, em estabelecimentos públicos e privados.

Entre os estabelecimentos públicos, há a possibilidade de atuar em laboratórios de pesquisa, organizações governamentais encarregadas de promover ou realizar trabalhos de pesquisa, em Casas de Agricultura, cooperativas, instituições superiores e colégios agrícolas, entre outros.

Além disso, este profissional também encontra ampla gama de oportunidades em escritórios de planejamento, assessoria e consultoria, fazendas particulares, laboratórios de pesquisa de empresas relacionadas ao setor agropecuário (indústrias alimentícias, de bebida, de fumo, farmacêuticas, extrativas, vegetais, de couro etc.); em organizações particulares que realizam trabalhos de pesquisa, como algumas cooperativas, entre outros.

Mercado de Trabalho

A Engenharia Agronômica exerce papel extremamente relevante em nossa sociedade ao passo que consumimos cada vez mais alimentos, fibras e energias, necessitamos também de práticas ambientais sustentáveis para manutenção e preservação do nosso meio ambiente.

Por esse motivo, o campo de atuação do Engenheiro Agrônomo é vasto, face à amplitude de sua formação e extensão das fronteiras agrícolas que nosso país oferece.

O constante crescimento do agronegócio na economia brasileira, responsável pelo aumento das exportações e empregos no Brasil, também tem valorizado e muito o trabalho desse profissional.

O Valor Bruto da Produção (VBP) para todos os setores da agropecuária deve alcançar novo recorde em 2020 e superar a receita de R$ 823 bilhões, um crescimento de 13,7% em relação ao ano passado, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Além do VBP pecuário, que deve crescer 6,6% em 2020, no caso da agricultura, a CNA projeta uma alta de 18%, com faturamento bruto de R$ 531,6 bilhões. Com a constante expansão desses setores, as oportunidades também são crescentes.

O curso

Tem duração média de cinco anos e é constituído de um núcleo básico, com formação em matemática, química, física e biologia. Além disso, também conta com núcleo profissionalizante, com disciplinas teóricas e práticas em todas as áreas de atuação, que garantem atribuições profissionais amplas.

Os ganhos de um engenheiro agrônomo, de acordo com o piso sugerido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) são de dez salários mínimos. Mas quem tem cinco anos de experiência nesta carreira ganha, em média, de 15 a 17 salários mínimos.

Engenharia Agronômica Unar

O curso de bacharelado em Engenharia Agronômica Unar tem carga horária de 4.400 horas/aula e tem como principal objetivo a formação de profissionais com visão global dos sistemas de produção agrícola e a aquisição de habilidades para modificá-los em moldes científicos, tecnológicos e socioculturais.

Com estrutura curricular complexa e completa, o aluno tem a oportunidade de estudar em laboratórios totalmente equipados, com corpo docente qualificado e atuante. Além disso, o Unar também oferece área experimental, uma Fazenda Escola, para aulas práticas, o que garante que o aluno realmente sairá preparado para atuar no mercado de trabalho.

Dessa forma, durante a graduação, esse profissional aprenderá a utilizar seus conhecimentos de maneira eficiente, atuando na aumento da produtividade dos produtos agrícolas, por meio das melhores técnicas e métodos.

Av. Ernani Lacerda de Oliveira, 100 | Pq. Sta. Cândida | 13603-112 | Araras/SP