Arquitetura e Urbanismo Unar: Técnica, sustentabilidade e criatividade

Arquitetura é o nome que se dá ao processo de projetar e organizar espaços ou ambientes que atendam às diferentes necessidades humanas.

Urbanismo é o conceito que contempla o estudo e o planejamento das cidades, considerando diversas questões como zoneamento, edificação, desenvolvimento urbano, iluminação, ventilação, manutenção, aproveitamento racional e consciente dos espaços e materiais.

Dessa forma, o profissional graduado em Arquitetura e Urbanismo é responsável por projetar, planejar, construir e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios estéticos, de conforto e funcionalidade.

O curso de Arquitetura e Urbanismo Unar tem como principais objetivos formar profissionais com conhecimento técnico e criativo para obtenção de maior qualidade estética e funcional dos espaços, seja em intervenções em áreas urbanas ou rurais, no campo do paisagismo, do urbanismo e da edificação, levando em conta aspectos relacionados à responsabilidade social.

Atuação

Com o crescimento e desenvolvimento das cidades, a demanda por infraestrutura e habitação abre grandes oportunidades para esse profissional. Além disso, a demanda por um melhor aproveitamento dos espaços, que garanta maior conforto, qualidade de vida e beleza, também é crescente.

Seja em um apartamento pequeno, em uma grande casa, em um jardim, em uma empresa ou no planejamento urbanístico de uma cidade, o profissional formado em Arquitetura e Urbanismo encontra diversas áreas de atuação e possibilidades de trabalho.

Arquitetura de interiores: O profissional é responsável por projetar, planejar e acompanhar reformas de ambientes internos, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis, por exemplo.

Arquitetura industrial: O profissional deve planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas de segurança e levando em consideração um projeto focado em uma maior funcionalidade.

Arquitetura verde: Ideia crescente na sociedade atual, o conceito é responsável por desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local.

Edificação e construção: O profissional é responsável por projetar e coordenar obras, definindo materiais, controlando prazos e custos.

Luminotécnica: fazer o projeto de iluminação de grandes e pequenos espaços.

Paisagismo e ambiente: desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças, com enfoque na durabilidade, manutenção, eficiência e estética.

Restauro de edifícios: recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais e propondo soluções que os tornem mais habitáveis e eficientes.

Urbanismo: planejar uma região, cidade ou bairro, criando o plano diretor e o de zoneamento.

Além disso, o profissional também poderá atuar na comunicação visual, acompanhamento e administração de obras, desenho mobiliário, pesquisa científica e em instituições de ensino.

Mercado de Trabalho

No mercado de trabalho, o arquiteto pode atuar no setor público, em empresas de arquitetura, construtoras, no setor educacional e de pesquisa, em organizações não governamentais ou como autônomo.

Profissão em alta, o Arquiteto apresenta múltiplas funcionalidades dentro de uma sociedade, podendo atender diferentes demandas, seja em projetos de construção, de reformas ou manutenções e planejamentos. Além disso, com o passar dos anos, viver na “era da internet” significará também adaptar residências e locais de trabalho às novas tecnologias.

Outra grande demanda relacionada à área está relacionada com a procura constante por projetos e construções ecologicamente sustentáveis.

O salário do arquiteto é baseado no salário mínimo vigente. De acordo com a Lei 4.950-A/66, para jornadas de 6 horas, o profissional deve receber 6 salários mínimos, em jornadas de 7 horas, 7,25 salários mínimos e em jornadas de 8 horas, 8,5 salários mínimos.

O curso

O currículo de Arquitetura e Urbanismo reúne disciplinas das Ciências Humanas e Exatas, como antropologia, fundamentos estéticos, matemática e história da arquitetura, sistemas estruturais, projetos de custos e conforto ambiental, além de aulas práticas, como desenho arquitetônico, e construção de edifícios.

O aluno também aprende a lidar com programas de computador que simulam edificações ou ambientes a serem construídos ou reformados.

Arquitetura e Urbanismo Unar

O curso de Arquitetura e Urbanismo Unar tem como principal objetivo formar profissionais que se destaquem por sua capacidade de aliar o conhecimento técnico à sensibilidade estética e criatividade. Além disso, os futuros profissionais estarão aptos a atuar no mercado de trabalho como agentes de efetivação dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável.

Nossos alunos são treinados para reconhecer as diferentes manifestações artísticas, estando aptos a valorizá-las por meio da exploração teórica e conhecimento técnico.

Além disso, os egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo Unar estão aptos a reconhecerem padrões estéticos e tendências, bem como os valores que refletem ou norteiam o comportamento social, acompanhando e refletindo em seu trabalho as transformações da sociedade atual.

Av. Ernani Lacerda de Oliveira, 100 | Pq. Sta. Cândida | 13603-112 | Araras/SP