HISTÓRIA.jpg

iPhones with a View

FALE CONOSCO

PRIMEIRA GRADUAÇÃO

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não tem nenhuma formação de nivel superior. Nesta modalidae o aluno fará todas as disciplinas do curso online e as provas presenciais em um dos polos UNAR. O curso tem a duração de 4 anos (8 semestres). Para ingressar o candidato deverá realizar o vestibular ou apresentar a nota do nota do ENEM.

LICENCIATURA 12 MESES

Os cursos de Licenciatura para graduados do UNAR são destinados a pessoas que já possuem uma formação de nível superior seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Nessa modalidade, o UNAR fará a análise curricular do(s) histórico(s) da(s) graduação(ões) anterior(es) do candidato para eliminar as disciplinas que forem compatíveis em conteúdo e carga horária.  Os cursos dessa modalidade são de Licenciatura Plena, reconhecidos pelo MEC, e darão direito ao diploma, com validade em todo território nacional.

Descrição

A meta do curso é um ensino qualificado dos conteúdos específicos e complementares à área de História, aliando-os à teoria e metodologia da pesquisa histórica, com vistas a formar os fundamentos de um excelente professor, mas com viés de pesquisador, pois a experiência na construção, na crítica e na produção do conhecimento são “ferramentas” e fundamentos básicos para o exercício, mais qualificado, também e especialmente de um licenciado em História. A estrutura do curso atende à necessidade atual de oferecer novas óticas de análise que fazem aflorar a relação do indivíduo e do coletivo, o específico, o próprio, o particular, ressaltando as diferenças, a multiplicidade, numa perspectiva histórica plausível, integradora.

Business-Woman-Thinking-isolated-1.png

OBJETIVOS GERAIS

Formar educador-pesquisador, para atuar na escola e em espaços alternativos educacionais, possibilitando práticas investigativas como condição inerente ao exercício da docência, pautado pela ética e pelo respeito ao meio ambiente

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Qualificar profissionais para atuar no ensino de História nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Capacitar profissionais para organizar, dirigir e assessorar instituições de pesquisa e preservação culturais, tais como: arquivos, museus, ONGs, institutos de pesquisas.
Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da produção do conhecimento histórico.
Formar profissionais críticos e reflexivos, que compreendam a realidade de seu tempo, capazes de atuarem como agentes transformadores do contexto social vivido, atento às dimensões política, social e ética do seu ofício.

banner3-man.png

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

• Domínio dos conteúdos gerais e específicos de sua área de formação profissional, com capacidade de midiatizá-los didaticamente numa perspectiva crítico-social;

• Domínio dos pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a mediação didática do processo ensino-aprendizagem na perspectiva histórico-crítica e sócio-construtivista;

• Capacidade de analisar o processo educacional e o papel social da escola, considerando suas determinações históricas, políticas e sociais;

• Domínio dos princípios e técnicas de investigação com capacidade de aplicá-las no planejamento e desenvolvimento de projetos investigativos;

• Capacidade de mediação didática adequada ao exercício da relação teoria-prática da área;

• Capacidade de gerenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, orientado pelos princípios do aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver em sociedade e aprender a ensinar;

• Capacidade de lidar e desenvolver ações educacionais que promovam a diversidade cultural e os valores democráticos, elementos importantes do processo educacional; Evidência de comportamentos ético-morais e democráticos dirigidos para o seu desenvolvimento profissional e para o desenvolvimento de sua cidadania.

• Dominar as diferentes vertentes historiográficas e suas implicações nas práticas de pesquisas e ensino e fazer uso das concepções de história que contribuíram para o avanço científico e formação humanística: ética e cidadã;

• Dominar os conceitos da história e de áreas de conhecimentos afins: antropologia, sociologia e geografia para a elaboração de categorias de análise e compreensão das relações sócio-históricas das experiências dos sujeitos sociais de diferentes tempos e espaços;

• Dominar conhecimentos teóricos das relações do ensino-aprendizagem, conteúdos específicos, interdisciplinares e das novas tecnologias da informação e comunicação para elaboração de recursos pedagógicos: livros didáticos, paradidáticos, softwares educativos;

• Dominar as teorias e metodologias da pesquisa histórica para elaboração do projeto de pesquisa e construção da monografia que explicite a compreensão das problemáticas e experiências sociais dos sujeitos históricos em diferentes tempos e espaços;

• Articular o conhecimento dos saberes escolares, acadêmicos e das experiências na relação ensino-aprendizagem para adequação e compreensão da realidade contemporânea e suas relações com o passado histórico;

• Dominar conhecimentos sócio-políticos que favoreçam o desenvolvimento da prática profissional pautada nos princípios democráticos para o exercício da cidadania política e social

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

O egresso poderá atuar como docente do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas; em órgãos públicos, exercendo funções na organização e preservação de acervos históricos e em museus.

mba-student.png
modelo.png