Serviço Social

De 986,94

Por apenas
R$493,47/mês

Descrição do curso

O Curso de Bacharelado em Serviço Social objetiva habilitar o aluno a pensar a sociedade em sua constituição humana histórico-cultural. Mediante postura crítica e reflexiva o profissional terá propiciado capacidade argumentativa e reflexiva acerca das demandas assistenciais, bem como, direcionamentos significativos para a promoção de desenvolvimento profissional exitoso.

O curso de Serviço Social abrange conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos que fundamentam a busca por direitos sociais e políticas sociais.

O assistente social é o profissional responsável pelo planejamento e execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e integração dos indivíduos na sociedade. Esse trabalho é realizado por meio da gestão e aplicação dos serviços, programas e projetos junto a empresas, entidades, organizações populares e administração pública, no que tange a garantia e ampliação dos direitos sociais.

Também é o profissional responsável por se relacionar com os níveis federal, estadual e municipal, na busca por políticas sociais de habitação, educação, justiça, segurança e meio ambiente.

Com duração média de quatro anos, todo conteúdo do curso é voltado para que o aluno compreenda e análise diferentes realidades sociais, entendendo suas demandas e necessidades, numa perspectiva que englobe conhecimentos históricos e críticos, com disciplinas como sociologia, economia, teoria política e filosofia. Além disso, o curso também engloba trabalho de campo em comunidades, espaços institucionais e sociais, que desenvolvam uma consciência da realidade nos alunos e a capacidade de atuar em diferentes espaços e situações.

Objetivos Gerais

O curso de Serviço Social tem como principal objetivo formar profissionais preparados para atuar no combate às desigualdades, por meio da análise, acompanhamento e definição de soluções para melhorar as condições de vida dos indivíduos.

Formar um profissional com autonomia para enfrentar um mundo em constante processo de mudanças, com capacidade para atender às exigências das situações assistenciais sociais cotidianas e emergentes, especialmente as que se manifestarem no contexto local.

Ao se deparar com as questões assistenciais sociais, o profissional deverá estar apto para solucioná-las, adotando uma postura ética, com senso de justiça e disposição para contribuir com o desenvolvimento social e econômico em que esteja lotado.

Durante o curso, os alunos adquirem embasamento teórico e prático para questionar e debater os diferentes aspectos da sociedade, com visão crítica, ética e senso de responsabilidade.

Os egressos do nosso curso saem preparados para elaborar, pesquisar, planejar e gerenciar programas e projetos sociais relacionados à busca por uma sociedade mais igualitária e justa, para todos os indivíduos.

Objetivos Específicos

Propiciar condições de desenvolvimento profissional ligado à demanda das necessidades assistenciais sociais significativas.

Oferecer uma formação humanística que possibilite ao profissional conhecer e compreender melhor o meio social, político, econômico e cultural onde atua. É necessário que tenha a compreensão das desigualdades sociais e regionais, do trabalho, do meio-ambiente, do consumidor, das formas de ação do Estado e, acima de tudo, do papel do Direito no cenário que se apresenta.

Contextualizar e preparar o futuro profissional para enfrentar os problemas locais, sem perder de vista o contexto global. Para tanto, as especificidades regionais deverão ser contempladas, destacando-se o perfil agroindustrial da região noroeste do Estado de São Paulo e suas demandas específicas.

Estimular a interdisciplinaridade e privilegiar o desenvolvimento do raciocínio hermenêutico como subsídio para o exercício profissional, para a elaboração de pesquisas e pareceres assistenciais sociais.

Perfil Profissional

O perfil profissional do assistente social está relacionado à competências articuladas na:

  • Promoção de assistência e desenvolvimento social por meio de consciência crítica, reflexiva e decisiva, para a prestação da assistência justa e consciente, exercendo a ética e a cidadania na contribuição do desenvolvimento humano.
  • Capacidade de dialogar com outras áreas e participar, garantindo a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, com responsabilidade e competência, do processo de desenvolvimento que vise ao bem da comunidade.
  • Compreensão das questões sociais constitutivas do sujeito, apresentando senso crítico e postura reflexiva, que lhe possibilite adaptar seus conhecimentos com maior autonomia num mundo que se transforma constantemente e globalmente.
  • Capacidade de domínio de conceitos e terminologias da esfera social, sustentadas por uma sólida formação geral e humanística, que lhe forneçam capacidade de análise e argumentação.
  • Capacidade de entendimento, compreensão e interpretação dos fenômenos assistenciais, bem como, sociais a partir do contexto histórico-cultural em que está inserido.
  • Capacidade para ajuste de conhecimentos às mudanças e oferecer respostas efetivas e imediatas atuando na assistência social significativa.

Ambiente de Atuação

Promissor de brilhante carreira, o curso de Bacharelado em Serviço Social forma o profissional para atuação ampla no mercado de trabalho. Amplamente procurado o trabalho do assistente social é desenvolvido em setores multiprofissionais e transdisciplinares. O trabalho de assistência social é desenvolvido em meio as esferas públicas e privadas, atuando nas áreas jurídicas, educacionais, bem como na saúde e setor de negócios. Além das áreas de atuações descritas segundo o Conselho Federal de Serviço Social, no setor público, este profissional está lotado em órgãos municipais, estaduais e federais. Na esfera privada a atuação está em equipes multidisciplinares nas empresas privadas, ONGs, associações, movimentos sociais, universidades (como docente ou pesquisador), institutos técnicos, escolas, creches e hospitais, entre outros. O assistente social é o profissional responsável pelo planejamento, implantação e execução de políticas públicas que visem o bem-estar social dos indivíduos. Com o crescente reconhecimento da importância dos direitos humanos e da necessidade de intervenção em diversos problemas sociais, como exploração, pobreza e discriminação, a profissão tem demanda crescente no país, em diferentes campos de atuação, como organizações públicas, empresas privadas, fábricas, ONG’s, entidades filantrópicas, organizações sociais e fundações privadas. Assistentes sociais encontram campos de trabalho em unidades de saúde, estabelecimentos escolares, abrigos, presídios, centros de convivência e referência, universidades, clubes, na administração pública, nos serviços de proteção jurídica, nos conselhos tutelares, entre outros. Assim como os campos de trabalho, a atuação desses profissionais também é bem abrangente, podendo atuar na elaboração, implementação, execução e avaliação de políticas sociais, realização de estudos socioeconômicos para fins de benefícios e serviços sociais, realização de vistorias, perícias, laudos e pareceres técnicos sobre o Serviço Social, direção e coordenação de Unidades de Ensino e cursos de Serviço Social, além de assumir disciplinas e funções do magistério na área e na direção e coordenação de associações, centros e núcleos de pesquisa em Assistência Social, dentre outros. O ramo de atuação pode ainda ser desenvolvido no exercício de atividade autônoma (prestando consultoria sobre políticas sociais, por exemplo).

Venha fazer parte
da nossa História

Você está pronto(a) para
construir sua carreira?