Letras Português/Inglês EaD

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não tem nenhuma formação de nível superior. Nesta modalidade o aluno fará todas as disciplinas e componentes curriculares (Estágio Supervisionado Obrigatório, Prática do Componente Curricular, Atividades Complementares e Extensão Curricular) do curso de Letras Português – Inglês , bem como realizará as atividades junto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e as provas presenciais em um dos polos do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.

O curso tem a duração de 4 anos, tempo no qual o aluno deverá integralizar todas as disciplinas e componentes curriculares, para que possa assim obter o grau de Licenciatura em Letras Português – Inglês.

Para ingressar o candidato deverá realizar o processo seletivo seguindo as orientações divulgadas no edital do respectivo processo.

Descrição do curso

O licenciado em Letras – Português e Inglês, poderá atuar como professor nas escolas que oferecem o ensino educação básica e ensino médio. Segundo pesquisas realizadas pelo MEC/Inep, há uma escassez considerável de professores licenciados na área da Letras – Português e Inglês em todo o país, principalmente no ensino da educação básica, o que faz com que a absorção desse profissional na área da educação seja incontinenti.

 

Como forma de evolução em sua área, o Licenciado em Letras – Português e Inglês poderá lecionar em Faculdades, Centros Universitários ou Universidades, nesse sentido é necessário ter pelo menos o diploma de especialização lato sensu. Poderá também galgar outros horizontes com formação stricto sensu, como o mestrado e o doutorado.

 

As melhores oportunidades de emprego para quem segue a carreira de professor de Letras – Português e Inglês estão nas Universidades Públicas e Privadas.

 

O campo de atuação do profissional egresso é ampliado em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, vez que sendo um intelectual crítico e pró-ativo também estará apto a questionar, intervir em práticas e padrões hegemônicos da sociedade atual e desempenhar atividades nas áreas de consultoria, assessoria, planejamento em entidades públicas, partidos políticos, parecerista em revistas da área e em atividades acadêmicas.

 

O curso de Licenciatura Letras – Português e Inglês EAD do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR tem seus objetivos estruturados em dois momentos, o primeiro no objetivo geral que se traduz na formação holística ofertada pela instituição ao corpo discente. Num segundo momento, os objetivos específicos, que tem como fator norteador o desenvolvimento de competências e habilidades pertinentes ao exercício de Letras – Português e Inglês seja este em âmbito acadêmico como profissional, de acordo com apresentar a legislação vigente relacionada aos objetivos do curso. Abaixo elencam-se tais objetivos:

Objetivos Gerais

  • Formar profissionais capacitados para atuar na área da educação, com conhecimentos teóricos, técnicos e práticos, visando promover o desenvolvimento integral e a aprendizagem dos indivíduos, em diferentes etapas e modalidades de ensino;
  • Compreender as teorias e práticas educacionais, analisar as demandas e necessidades do contexto socioeducacional, planejar e executar ações pedagógicas, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e propor melhorias, sempre considerando as características e singularidades de cada aluno.
  • Desenvolver habilidades como a capacidade de trabalhar em equipe, liderança, comunicação efetiva, criatividade, flexibilidade e ética profissional, formando indivíduos comprometidos com o desenvolvimento humano e construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver uma compreensão profunda das teorias e práticas educacionais, suas bases filosóficas e históricas;
  • Adquirir habilidades de planejamento, implementação e avaliação de metodologias de ensino e aprendizagem;
  • Desenvolver competências para identificar e atender às necessidades individuais dos alunos, promovendo a inclusão e a diversidade no contexto educacional;
  • Compreender e aplicar os princípios da psicologia do desenvolvimento humano para a promoção do crescimento e bem-estar dos alunos;
  • Desenvolver habilidades de comunicação eficaz e trabalho em equipe para colaborar com colegas, pais e membros da comunidade escolar;
  • Conhecer e aplicar as políticas educacionais, leis e regulamentos que regem o sistema educacional;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica para a compreensão e solução de problemas educacionais;
  • Adquirir competências gerenciais e administrativas para atuar como gestor escolar;
  • Desenvolver habilidades de reflexão e prática ética na tomada de decisões educacionais;
  • Promover o desenvolvimento profissional contínuo e a atualização em relação às tendências e inovações na área de educação.

Perfil Profissional

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR busca, por meio da matriz curricular proposta pelo curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês e das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs previstas, possibilitar ao discente o desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitarão a atuação profissional do egresso em sua profissão e a articulação com as realidades locais e regionais.

 

O egresso do curso deverá ser capaz de planejar, organizar, desenvolver, criar, dirigir, implementar e controlar organizações e ações voltadas à prestação de serviços de todo porte, em todos os segmentos, com uma visão do todo, de modo integrado e relacionado com o meio externo.

 

Portanto, ao se formar espera-se que o aluno tenha desenvolvido as seguintes competências e habilidades:

 

  • Capacidade de análise e reflexão sobre questões educacionais e pedagógicas.
  • Domínio de teorias, conceitos e metodologias pedagógicas.
  • Habilidade para planejar, implementar e avaliar práticas educativas.
  • Conhecimento sobre o desenvolvimento humano e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem.
  • Aptidão para identificar e atender as necessidades individuais dos alunos.
  • Competência para promover a participação ativa e colaborativa dos estudantes.
  • Habilidade de comunicação oral e escrita.
  • Capacidade para utilizar as tecnologias educacionais de forma eficaz.
  • Conhecimento sobre as políticas e legislações educacionais.
  • Aptidão para trabalhar em equipes multidisciplinares e desenvolver projetos educacionais.
  • Sensibilidade para lidar com a diversidade cultural, social e emocional dos alunos.
  • Habilidade para promover o diálogo e o respeito mútuo no ambiente educacional.
  • Competência para lidar com os desafios e mudanças constantes da educação.
  • Capacidade de autocrítica e busca contínua por atualização e aperfeiçoamento profissional.

Ambiente de Atuação

Além da qualificação de um profissional da área do ensino, o Curso de Licenciatura em Letras-Português-Inglês empenha-se em formar profissionais dotados de potencial de habilidades e capacidades específicas, além de um potencial genérico, para interagir e intervir adequadamente nos múltiplos campos que envolvem os conhecimentos de Língua Portuguesa, de Línguas Inglesa e suas respectivas literaturas.

Venha fazer parte
da nossa História

Você está pronto(a) para
construir sua carreira?