Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Valores Promocionais para 2024

Primeira Graduação

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não tem nenhuma formação de nível superior. Nesta modalidade o aluno fará todas as disciplinas e componente curricular (Extensão Curricular) do curso, bem como realizará as atividades junto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e as provas presenciais em um dos polos do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.

 

O curso tem a duração de 2 anos, sendo dividido em 04 semestres, tempo no qual o aluno deverá integralizar todas as disciplinas e componente curricular, para que possa assim obter o grau de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

 

Para ingressar o candidato deverá realizar o processo seletivo seguindo as orientações divulgadas no edital do respectivo processo.

Descrição do curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – EaD, oferecido Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR está em concordância com o mercado de trabalho pois, acredita na formação do aluno que busca formação especializada. No caso do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o UNAR investe no oferecimento de procedimentos e métodos de pesquisa, e direcionamento aprimorado.

 

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR sempre esteve preocupado em atender as demandas regionais do alunado e das empresas que desenvolvem suas atividades na região em que está inserida. Para o atendimento dessa necessidade, a IES percebe que as atividades relacionadas à área de tecnologia são de extrema relevância regional em função da demanda crescente por profissionais dessa área tanto em empresas de tecnologia da informação, quanto em empresas que necessitam da tecnologia para aprimorar/desenvolver seus negócios. Por isso, o UNAR busca formar profissionais capazes de atuar na área de tecnologia da informação, e, portanto, disponibiliza à comunidade regional os recursos necessários para a compreensão do fenômeno da tecnologia da informação e a sua eficaz aplicação nos ambientes organizacionais.

 

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – EaD do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR estruturado de modo a oferecer à sociedade um profissional especializado em analisar e desenvolver sistemas computacionais que atendam as necessidades das organizações. Hoje, diante da globalização, é imprescindível ter dentro das organizações profissionais que sejam capazes de analisar, criar, gerenciar e coordenar os sistemas de informação. Abaixo elencam-se os objetivos:

Objetivos Gerais

  • Formar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos na área de análise e desenvolvimento de sistemas.
  • Capacitar os estudantes a compreender, projetar, desenvolver e manter sistemas de software eficientes e de qualidade.
  • Desenvolver habilidades para analisar problemas e propor soluções tecnológicas adequadas.

Objetivos Específicos

  • Fornecer uma base sólida em programação, bancos de dados e outras áreas relacionadas.
  • Adquirir conhecimentos em linguagens de programação, frameworks e tecnologias utilizadas no desenvolvimento de software.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico. Aprender técnicas de design e arquitetura de software. Conhecer e aplicar boas práticas de engenharia de software, como testes, controle de versão e documentação.
  • Compreender os princípios de bancos de dados e ser capaz de projetar e gerenciar sistemas de armazenamento de dados.
  • Adquirir conhecimentos sobre segurança da informação e proteção de dados. Conhecer metodologias ágeis de desenvolvimento de software, como Scrum.
  • Desenvolver habilidades de liderança, comunicação eficaz, trabalho em equipe e colaboração em projetos de desenvolvimento de software.
  • Aprender a acompanhar as tendências e avanços tecnológicos na área de análise e desenvolvimento de sistemas.

Perfil Profissional

O Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR busca, por meio da matriz curricular proposta pelo curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, possibilitar ao discente o desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitarão a atuação profissional do egresso em sua profissão e a articulação com as realidades do mercado.

O egresso do curso deverá ser capaz de planejar, organizar, desenvolver, criar, dirigir, implementar e controlar organizações e ações voltadas à prestação de serviços de todo porte, em todos os segmentos, com uma visão do todo, de modo integrado e relacionado com o meio externo.

Portanto, ao se formar espera-se que o aluno tenha desenvolvido as seguintes competências e habilidades:

  • O curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas exige uma série de competências e habilidades dos estudantes. Algumas das principais são:
  • Conhecimento técnico: sólido conhecimento teórico e prático em análise e desenvolvimento de sistemas. Familiarizado com diferentes linguagens de programação, frameworks, metodologias de desenvolvimento e ferramentas relacionadas.
  • Habilidades de resolução de problemas: capacidade de analisar problemas complexos e propor soluções adequadas relacionadas a sistemas de software.
  • O egresso desenvolverá raciocínio lógico, abstração e raciocínio analítico.
  • Capacidade de adaptação: capacidade de se adaptar rapidamente a novas tecnologias e tendências na área de análise e desenvolvimento de sistemas.
  • Desenvolvimento do autodidatismo do egresso, tornando-o apto a acompanhar as mudanças do setor.
  • Trabalho em equipe: capacidade de trabalhar de forma colaborativa em equipes multidisciplinares. Possuindo habilidades de comunicação eficaz, negociação e liderança, sendo capaz de desempenhar papéis tanto como membro da equipe quanto como líder de projetos de desenvolvimento de software.
  • Visão sistêmica: compreender a importância de uma abordagem sistêmica na análise e desenvolvimento de sistemas e entendimento das interações entre os componentes de um sistema.
  • Ética e responsabilidade: compreender a importância da ética profissional e da responsabilidade social na área de tecnologia da informação. Estando ciente das questões relacionadas à privacidade, segurança da informação e proteção de dados, agindo de acordo com as melhores práticas e normas éticas da profissão.
  • Empreendedorismo: mentalidade empreendedora e capacidade de identificar oportunidades de negócios relacionadas à análise e desenvolvimento de sistemas. Podendo contribuir para a criação e gestão de empresas de base tecnológica, desenvolvimento de produtos inovadores e soluções tecnológicas para o mercado.

Ambiente de Atuação

O egresso poderá atuar como profissional altamente qualificado em sua respectiva área, desenvolvendo competências para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Com conhecimento teórico e prático, estará preparado para atuar em empresas, instituições públicas ou privadas, promovendo inovação, liderança e soluções eficientes.

Venha fazer parte
da nossa História

Você está pronto(a) para
construir sua carreira?