filosofia.jpg

FILOSOFIA

Tipo

Licenciatura Plena

DURAÇÃO

8 SEMESTRES

VALORES PROMOCIONAIS PARA 2021

Coordenador

Prof. MSc. Helder Henrique Jacovetti Gasperoto

E-mail: helder.gasperoto@unar.edu.br

Matriz Curricular

iPhones with a View

FALE CONOSCO

BANNER WHATSAPP.jpg

PRIMEIRA GRADUAÇÃO 

O curso de primeira graduação é destinado a pessoas que não tem nenhuma formação de nivel superior. Nesta modalidae o aluno fará todas as disciplinas do curso online e as provas presenciais em um dos polos UNAR. O curso tem a duração de 4 anos (8 semestres). Para ingressar o candidato deverá realizar o vestibular ou apresentar a nota do nota do ENEM.

LICENCIATURA 12 MESES

Os cursos de Licenciatura para graduados do UNAR são destinados a pessoas que já possuem uma formação de nível superior seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Nessa modalidade, o UNAR fará a análise curricular do(s) histórico(s) da(s) graduação(ões) anterior(es) do candidato para eliminar as disciplinas que forem compatíveis em conteúdo e carga horária.  Os cursos dessa modalidade são de Licenciatura Plena, reconhecidos pelo MEC, e darão direito ao diploma, com validade em todo território nacional.

Descrição

O Curso de Filosofia pauta-se não apenas pelo ensino de uma tradição construída através do tempo, por mais rica que seja, mas também pela preocupação constante com o processo do filosofar, cuja preocupação maior não é o real passado, mas o real presente. Isso, evidentemente, exige da Filosofia um esforço reiterado de captação das contradições, conflitos e reposição dos pressupostos que só se dão em função da temporalidade presente; emergindo discussão de problemas ontológicos por excelência: o da identidade. O curso estrutura-se por fundamentos ético-políticos; epistemológicos e didático-pedagógicos, enfocando problemas de desigualdades sociais e econômicas, destruição ambiental, bioética, liberdade e igualdade, corrupção na política, conflitos étnicos, religiosos e de gênero.

Business-Woman-Thinking-isolated-1.png

OBJETIVOS GERAIS

 

Propiciar a construção de uma sociedade democrática, com relações harmoniosas entre os homens, inicialmente como reflexão e, posteriormente, como ação, possibilitando o enfrentamento de problemas sociais, políticos, econômicos e culturais;
Construir o conhecimento de maneira global, em que o indivíduo e a sociedade são pensados em uma relação dialética, possibilitando tanto o desenvolvimento social como individual;
Propiciar uma sólida formação de Filosofia, caminho necessário para a compreensão dos principais temas relacionados à humanidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Habilitar o acadêmico para docência da disciplina de Filosofia, no ensino médio, a partir da complementação na formação do pesquisador, tendo por base a realidade educacional na qual se está inserido;
Desenvolver o constante contato e o uso correto dos instrumentos compositores das chamadas “novas tecnologias em educação”, sejam eles para fins de ensino ou de pesquisa;
Habilitar o profissional de educação para que, a partir de seu cotidiano pedagógico, possa desenvolver práticas e estudos reveladores de melhores métodos aplicáveis ao ensino de Filosofia, privilegiando, sempre que possível, a realidade na qual vive o aluno;
Oferecer ao licenciando condições para que o ensino de Filosofia, observando-se o meio no qual está inserido, contribua para a formação de uma consciência e visão críticas da realidade;
Incutir a necessidade da preservação cultural, por meio de análise da relação entre tradição e avanço e também, entre socialização e elitização do saber;
Analisar o papel do avanço da ciência e do papel da pesquisa no processo de ensino-aprendizagem;
Desenvolver o exercício em pesquisa científica em Filosofia se constitui, com vistas à compreensão dos problemas filosóficos, para a interpretação das soluções apontadas pelos autores clássicos e contemporâneos.

BANNER WHATSAPP.jpg
banner3-man.png

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

· No domínio de um conjunto de conhecimentos teóricos correspondentes ao legado formado pela Filosofia ao longo da História, bem como na capacidade para trabalhar esse conteúdo com adolescentes do ensino fundamental e médio;

· Na vocação e familiaridade com a prática pedagógica, aliados ao interesse constante para com a evolução dos métodos de ensino;

· Na desenvoltura e domínio dos temas a serem abordados em sala de aula, primando pela formação de uma consciência crítica acerca dos eventos e fatos ocorridos no contexto em estudo;

· Na formação consistente de Filosofia, capacitando a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas e sistemas filosóficos;

· Na prática do exercício constante de intercalação entre a filosofia e a realidade, promovendo, assim, o desenvolvimento do espírito crítico e a disseminação de valores vinculados à ética, à cidadania e aos direitos humanos;

· No senso crítico, capaz de elaborar, de forma clara, uma análise das questões político-filosófico-culturais que se fazem presentes na contemporaneidade, agindo diretamente sobre situações ontológicas e sociais;

· No conhecimento das técnicas de elaboração de projetos e outras práticas referentes ao bom andamento de uma pesquisa;

· No compromisso com os valores que primem pela defesa da ética e da cidadania, como práticas constantes dentro e fora da sala de aula.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

Além da qualificação de um profissional da área do ensino o Curso de Licenciatura em Filosofia empenha-se em formar um profissional dotado de um potencial de habilidades e capacidades específicas, além de um potencial genérico, para interagir e intervir adequadamente nos múltiplos campos que envolvem os conhecimentos filosóficos.

mba-student.png
modelo.png

OUTROS CURSOS

ONLINE

iPhones with a View
BANNER WHATSAPP.jpg

FALE CONOSCO