Fumaça industrial

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Tipo

Bacharelado

Carga Horária

4.260 Horas

Período

Noturno

Coordenador

Prof. Ms. Fernando Braga 

BANNER WHATSAPP.jpg

NÓS LIGAMOS

PARA VOCÊ.

BANNER WHATSAPP.jpg

Descrição

A Engenharia de Produção tem como finalidade o gerenciamento do projeto, o aperfeiçoamento e a implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, com vistas à produção de bens e serviços, considerando aspectos relativos aos processos, administração, economia e sustentabilidade ambiental, sem relegar ao segundo plano os valores éticos e culturais. Embasam esse curso conhecimentos e habilidades concernentes às ciências físicas, matemáticas e sociais, recorrendo aos princípios de análise preconizados pela Engenharia para especificar, predizer e avaliar os resultados, razão pela qual mantém uma interface com Economia, Administração de Empresas e cursos afins com as Tecnologias de Informações e Comunicação (TIC). Na UNAR, a tônica do Curso de Engenharia de Produção é a Pesquisa Operacional.

OBJETIVOS GERAIS

Propiciar ao aluno o domínio operacional de técnicas de trabalho interpostos em uma linha de produção.
Desenvolver a compreensão global do processo produtivo, com a apreensão do saber tecnológico e do conhecimento que dá forma ao saber técnico e ao ato de fazer.
Desenvolver sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos, que conduzem o aluno a uma autonomia intelectual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Dotar o aluno de capacidades para identificar problemas da sociedade e propor soluções, utilizando-se de conhecimentos tecnológicos relacionados à área de Engenharia de Produção.
Capacitar o egresso do curso a identificar e propor soluções técnicas para os problemas da sociedade, através do domínio e utilização de conhecimentos tecnológicos aplicados na área da Engenharia de Produção.
Propiciar conhecimentos para que o egresso atue nas fases de concepção, projeto, construção, controle, operação e manutenção de sistemas industriais gerais.
Propiciar condições para que o egresso resolva problemas e tome decisões, por meio de simulações matemáticas.
Incentivar a interação do aluno na vida institucional, com vistas à compreensão do papel do exercício profissional como instrumento de transformação social, política, econômica, cultural e ambiental.
Desenvolver habilidades para o trabalho em equipe e para o relacionamento interpessoal.
Incentivar a investigação científico-tecnológica por meio da iniciação científica.
Dotar o aluno de visão sistêmica, com vistas a capacitá-lo na resolução de problemas pertinentes à área de Engenharia de Produção.
Estimular o espírito empreendedor.
Incentivar o relacionamento com empresas por meio de parcerias firmadas com a UNAR.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso do curso de Engenharia de Produção deve possuir sólida formação científica e tecnológica que o capacite a:

  • Identificar os diversos aspectos envolvidos nos sistemas de produção — tecnológicos, organizacionais, sociais, econômicos, ambientais, culturais e éticos;

  • Integrar questões de naturezas diversas, porém, com a capacidade de estar atento a critérios de qualidade, eficiência e custos, sem se esquivar da inclusão de fatores humanos, éticos e ambientais;

  • Articular a teoria recebida à prática vivenciada por meio de estágios;

  • Lidar com questões associadas às características produtivas da região onde a instituição está localizada.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

O egresso pode atuar em indústrias; empresas públicas e privadas; gerenciamento, consultoria e planejamento tanto para assuntos relativos a produtos quanto a serviços.

OUTROS CURSOS

PRESENCIAIS

NÓS LIGAMOS

PARA VOCÊ.

BANNER WHATSAPP.jpg

Matrículas e Informações 0800 722 80 30