O PODER DO DESIGN THINKING NA INOVAÇÃO EM ALIMENTOS
PROFESSORES RESPONSÁVEIS
PROFA. DRA. NATALY MARIA VIVA DE TOLEDO
Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela ESALQ-USP com período na Universidad de Murcia (Espanha)
Especialista em Gestão de Projetos pela ESALQ-USP
Cientista de Alimentos
Docente do UNAR
PROFA. DRA. PAULA PORRELLI MOREIRA DA SILVA
Pós-doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela ESALQ-USP
Especialista em Gestão de Projetos pela ESALQ-USP
Engenheira Agrônoma
Docente da ESALQ-USP
OBJETIVOS: Os consumidores estão cada vez mais exigentes e ávidos por novidades no ramo alimentício. Nesse sentido, inovar não é mais um luxo, e sim uma necessidade para os profissionais da área. Abordagens que facilitem o processo de inovação têm ganhado mais espaço nos últimos anos, como é o caso da metodologia Design Thinking (DT). Essa traz uma nova forma de pensar, visando à resolução de problemas complexos em que o usuário é colocado no centro das atenções. Desta maneira, nesse curso será abordado como a metodologia DT pode ser empregada na inovação e desenvolvimento de produtos disruptivos, ou seja, produtos surpreendentes e até então inimagináveis. Para tal, a metodologia será abordada frente as suas principais etapas: empatia, definição, ideação e prototipagem. Serão ofertadas aulas ao vivo (via ensino remoto), em que os participantes poderão interagir entre si e com os facilitadores, por meio de atividades práticas para o entendimento de cada uma das etapas. Ao final do curso, espera-se que o participante tenha adquirido conhecimentos básicos referentes ao uso da metodologia e possa empregá-la em seu cotidiano.
PÚBLICO-ALVO
Estudantes (graduação) e profissionais da área de alimentos e afins (Nutrição, Gastronomia, Agronomia, Ciências dos Alimentos, Engenharia de Alimentos e Tecnologia de Alimentos).
ESTRUTURA DO CURSO
- O Curso contará com carga horária de 12 horas.
- O curso será ministrado por via remota, com aulas ao vivo. Você poderá assistir onde quiser, precisando apenas de uma conexão de internet, um aparelho celular ou computador.
DURAÇÃO DO CURSO
- Período: 17/10/2020 até 07/11/2020
- Aulas (teóricas e práticas) aos sábados das 09h às 12:00h
INVESTIMENTO
- Estudantes (graduação): R$150 à vista ou 3 x R$ 50,00 (boleto ou cartão)
- Alunos de Pós-Graduação e Profissionais: R$210 à vista ou 3 x de R$ 70,00 (boleto ou cartão)
NÚMERO DE VAGAS
30 vagas
AVISOS IMPORTANTES:
1 - Fica reservado a UNAR o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis;
2 - Somente a efetivação da inscrição não garante a sua vaga no curso.
INSCRIÇÃO
Preencha o formulário de inscrição para realizar a sua matrícula no curso.
ABORDAGENS
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Introdução à Inovação e metodologia Design Thinking (DT).
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Conceito de Duplo Diamante.
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Valores do DT: empatia, colaboração e experimentação.
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1° etapa do DT: Descoberta – empatia – divergência do pensamento.
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2° etapa do DT: Definição – convergência do pensamento – Personas.
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3° etapa do DT: Desenvolvimento - divergência do pensamento – Ideação.
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4° etapa do DT: Entrega - convergência do pensamento – prototipagem e testes.
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Tendências e inovações no mercado de alimentos.
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Estudos de caso em DT.
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Desenvolvimento e apresentação de projeto empregando-se DT.