LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS EAD

LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS EAD

Curso: Licenciatura em Letras Port/Ing

Duração: 8 semestres

Mensalidade 1º Graduação: R$169,00

Mensalidade 2º Graduação: R$199,00

Prof. Cintia Borges 

E-mail: cintia.borges@unar.edu.br

Nós Ligamos para você!

Sobre o Curso

DESCRIÇÃO DO CURSO

Um caminho fértil na formação de licenciados reside na aproximação dos pressupostos teórico-conceituais, necessários e específicos a uma prática docente descentralizada da figura do professor, enquanto mero repassador de discursos, buscando, nas relações de ensino estabelecidas entre os interlocutores (professores e alunos), o desenvolvimento de conteúdos e habilidades que apontem para uma prática de instauração de sentidos e significados, uma prática capaz de transformar o estudo e o ensino das línguas (nacionais, clássicas e estrangeiras modernas) e suas respectivas literaturas, por meio da investigação e vivência crítica de teorias, concepções, trajetória histórico-social e processo de ensino-aprendizagem dessas línguas e literaturas, no decorrer da história.

OBJETIVOS GERAIS

 

Incentivar o pensamento reflexivo e o espírito científico, na busca do conhecimento sobre a estrutura e funcionamento das linguagens humanas, e notadamente da linguagem verbal, visando a contribuir, em particular, com a sociedade regional e, em sua projeção de alcance, com a sociedade brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Capacitar graduandos para um exercício profissional ético e competente, tanto para a docência de conteúdos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa e de Línguas Estrangeiras e de suas respectivas literaturas;
Propiciar a dinamização de processos sócio-culturais e a realização de outras atividades que pressuponham conhecimentos linguísticos e literários;
Formar profissionais que se utilizem das novas tecnologias e que adote novas metodologias em sua prática educativa;
Formar profissionais capazes de intervir adequadamente na sociedade, mediante o domínio de instrumentais linguísticos e do desenvolvimento da reflexão crítica.s.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Capacidade de criar situações de aprendizagem para todos os alunos;

  • Capacidade para conceber, realizar, analisar e avaliar as situações didáticas, mediando o processo de aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas de conhecimento;

  • Capacidade para participar da integração da escola com as famílias e a comunidade;

  • Capacidade de articular conhecimentos da língua portuguesa e das línguas estrangeiras, respectivamente e em conjunto, avaliando-os criticamente a partir de determinadas teorias, reelaborando-as e transmitindo-as a outros sujeitos para que esses também possam apropriar-se dos saberes desenvolvidos historicamente;

  • Consciência da valorização da diversidade linguística e cultural, enquanto manifestação da identidade de cada grupo social, bem como capacidade de garantir condições de acesso à variante linguística padrão como caminho para a apropriação do conhecimento já sistematizado pela humanidade;

  • Possibilidade de criar novas exigências do saber a partir da realidade e das expectativas da comunidade;

  • Possibilidade de criar novas exigências do saber a partir da realidade e das expectativas da comunidade;

  • Capacidade para ler e produzir textos manifestados em diferentes linguagens; Consciência crítica de realidade, com a compreensão da grande importância do social sobre o individual, aliada ao exercício do senso e da prática da justiça e da solidariedade, reconhecendo que útil é o que tem valor social.

AMBIENTE DE ATUAÇÃO

Além da qualificação de um profissional da área do ensino, o Curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras empenha-se em formar profissionais dotados de potencial de habilidades e capacidades específicas, além de um potencial genérico, para interagir e intervir adequadamente nos múltiplos campos que envolvem os conhecimentos de Língua Portuguesa, de Línguas Estrangeiras e suas respectivas literaturas.


PÚBLICO ALVO

Egressos do Ensino Médio e Portadores de Curso Superior

Matriz Curricular

  • Alfabetização e Letramento

  • Atividades Complementares I

  • Atividades Complementares II

  • Atividades Complementares III

  • Atividades Complementares IV

  • Atividades Complementares V

  • Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem

  • Currículos e Programas

  • Didática

  • Educação Inclusiva

  • Ensino e Avaliação da Produção Textual na Escola

  • Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I

  • Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II

  • Estágio Supervisionado em Língua Inglesa III

  • Estágio Supervisionado em Língua Inglesa IV

  • Estágio Supervisionado em Língua Inglesa V

  • Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I

  • Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II

  • Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa III

  • Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa IV

  • Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa V

  • Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

  • Estudos Histórico-Literários

  • Estudos Temáticos em Língua Inglesa

  • Expressão Oral e Escrita em Língua Inglesa

  • Filosofia da Educação

  • Filosofia e Ética Profissional

  • Gênero e Sexualidade

  • Habilidades Integradas da Língua Inglesa

  • História da Educação

  • História da Língua e Literatura Portuguesa

  • Inglês Instrumental

  • Introdução à Linguística

  • Leitura e Produção Textual

  • LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

  • Língua Inglesa: Morfologia

  • Língua Inglesa: Tempos Verbais

  • Linguística Descritiva e Textual

  • Literatura Brasileira do Parnasianismo ao Contemporâneo

  • Literatura em Língua Inglesa

  • Literatura Infanto-Juvenil

  • Manifestações Barrocas e Arcadismo na Literatura Brasileira

  • Meio Ambiente e Sustentabilidade

  • Metodologia do Ensino da Língua Inglesa

  • Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

  • Metodologia do Trabalho Científico

  • Morfossintaxe da Língua Portuguesa

  • Mundo Contemporâneo e Globalizado

  • Orientação de TCC

  • Políticas Educacionais

  • Prática de Ensino em Língua Inglesa I

  • Prática de Ensino em Língua Inglesa II

  • Prática de Ensino em Língua Inglesa III

  • Prática de Ensino em Língua Portuguesa I

  • Prática de Ensino em Língua Portuguesa II

  • Prática de Ensino em Língua Portuguesa III

  • Projetos Interdisciplinares

  • Psicologia da Educação

  • Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos

  • Romantismo, Realismo e Naturalismo no Brasil

  • Sintaxe do Período Simples e Composto

  • Sociedade Brasileira

  • Sociologia da Educação

  • TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

  • Tecnologias Educacionais

Matrículas e Informações 0800 722 80 30 

Fale Conosco