HISTÓRIA EAD
HISTÓRIA EAD
Curso: Licenciatura em História
Duração: 8 semestres
Mensalidade 1º Graduação: R$169,00
Mensalidade 2º Graduação: R$199,00
Prof. Adilson Ré
E-mail: adilson.re@unar.edu.br
Nós Ligamos para você!
Sobre o Curso
DESCRIÇÃO DO CURSO
A meta do curso é um ensino qualificado dos conteúdos específicos e complementares à área de História, aliando-os à teoria e metodologia da pesquisa histórica, com vistas a formar os fundamentos de um excelente professor, mas com viés de pesquisador, pois a experiência na construção, na crítica e na produção do conhecimento são “ferramentas” e fundamentos básicos para o exercício, mais qualificado, também e especialmente de um licenciado em História. A estrutura do curso atende à necessidade atual de oferecer novas óticas de análise que fazem aflorar a relação do indivíduo e do coletivo, o específico, o próprio, o particular, ressaltando as diferenças, a multiplicidade, numa perspectiva histórica plausível, integradora.
OBJETIVOS GERAIS
Formar educador-pesquisador, para atuar na escola e em espaços alternativos educacionais, possibilitando práticas investigativas como condição inerente ao exercício da docência, pautado pela ética e pelo respeito ao meio ambiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Qualificar profissionais para atuar no ensino de História nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Capacitar profissionais para organizar, dirigir e assessorar instituições de pesquisa e preservação culturais, tais como: arquivos, museus, ONGs, institutos de pesquisas.
Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da produção do conhecimento histórico.
Formar profissionais críticos e reflexivos, que compreendam a realidade de seu tempo, capazes de atuarem como agentes transformadores do contexto social vivido, atento às dimensões política, social e ética do seu ofício.
PERFIL PROFISSIONAL
O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:
-
Domínio dos conteúdos gerais e específicos de sua área de formação profissional, com capacidade de midiatizá-los didaticamente numa perspectiva crítico-social;
-
Domínio dos pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a mediação didática do processo ensino-aprendizagem na perspectiva histórico-crítica e sócio-construtivista;
-
Capacidade de analisar o processo educacional e o papel social da escola, considerando suas determinações históricas, políticas e sociais;
-
Domínio dos princípios e técnicas de investigação com capacidade de aplicá-las no planejamento e desenvolvimento de projetos investigativos;
-
Capacidade de mediação didática adequada ao exercício da relação teoria-prática da área;
-
Capacidade de gerenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, orientado pelos princípios do aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver em sociedade e aprender a ensinar;
-
Capacidade de lidar e desenvolver ações educacionais que promovam a diversidade cultural e os valores democráticos, elementos importantes do processo educacional; Evidência de comportamentos ético-morais e democráticos dirigidos para o seu desenvolvimento profissional e para o desenvolvimento de sua cidadania.
-
Dominar as diferentes vertentes historiográficas e suas implicações nas práticas de pesquisas e ensino e fazer uso das concepções de história que contribuíram para o avanço científico e formação humanística: ética e cidadã;
-
Dominar os conceitos da história e de áreas de conhecimentos afins: antropologia, sociologia e geografia para a elaboração de categorias de análise e compreensão das relações sócio-históricas das experiências dos sujeitos sociais de diferentes tempos e espaços;
-
Dominar conhecimentos teóricos das relações do ensino-aprendizagem, conteúdos específicos, interdisciplinares e das novas tecnologias da informação e comunicação para elaboração de recursos pedagógicos: livros didáticos, paradidáticos, softwares educativos;
-
Dominar as teorias e metodologias da pesquisa histórica para elaboração do projeto de pesquisa e construção da monografia que explicite a compreensão das problemáticas e experiências sociais dos sujeitos históricos em diferentes tempos e espaços;
-
Articular o conhecimento dos saberes escolares, acadêmicos e das experiências na relação ensino-aprendizagem para adequação e compreensão da realidade contemporânea e suas relações com o passado histórico;
-
Dominar conhecimentos sócio-políticos que favoreçam o desenvolvimento da prática profissional pautada nos princípios democráticos para o exercício da cidadania política e social.
AMBIENTE DE ATUAÇÃO
O egresso poderá atuar como docente do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas; em órgãos públicos, exercendo funções na organização e preservação de acervos históricos e em museus.
PÚBLICO ALVO
Egressos do Ensino Médio e Portadores de Curso Superior
Matriz Curricular
-
Antropologia
-
Atividades Complementares I
-
Atividades Complementares II
-
Atividades Complementares III
-
Atividades Complementares IV
-
Atividades Complementares V
-
Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem
-
Currículos e Programas
-
Didática
-
Educação Inclusiva
-
Estágio Supervisionado em História I
-
Estágio Supervisionado em História II
-
Estágio Supervisionado em História III
-
Estágio Supervisionado em História IV
-
Estágio Supervisionado em História V
-
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
-
Filosofia da Educação
-
Filosofia e Ética Profissional
-
Gênero e Sexualidade
-
Hermenêutica
-
História Antiga
-
História Contemporânea
-
História da África
-
História da América
-
História da Arte e Representação
-
História da Educação
-
História das Religiões
-
História do Brasil Colônia
-
História do Brasil Império
-
História do Brasil República
-
História do Pensamento Político
-
História Econômica
-
História Medieval
-
História Moderna
-
História Regional
-
Historiografia
-
Introdução aos Estudos Históricos
-
Leitura e Produção Textual
-
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
-
Meio Ambiente e Sustentabilidade
-
Metodologia do Ensino da História
-
Metodologia do Trabalho Científico
-
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História
-
Movimentos Sociais
-
Mundo Contemporâneo e Globalizado
-
Museologia e Arquivística
-
Políticas Educacionais
-
Prática de Ensino em História I
-
Prática de Ensino em História II
-
Prática de Ensino em História III
-
Prática de Ensino em História IV
-
Prática de Ensino em História V
-
Projetos Interdisciplinares
-
Psicologia da Educação
-
Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos
-
Sociedade Brasileira
-
Sociologia da Educação
-
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
-
Tecnologias Educacionais